Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 09:51

Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade sobre a Era do Conhecimento, na Prática

A 8ª edição do Congresso Internacional da Qualidade para Competitividade, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), inicia na próxima segunda-feira, dia 2 de julho, a no Teatro do Sesi/Fiergs, em Porto Alegre/RS, com o tema a Era do Conhecimento, na Prática. Nos dias 2 e 3, serão realizados cursos, workshops e palestras nacionais e internacionais. No dia 3, à noite, acontece a cerimônia de reconhecimento das organizações vencedoras da 12ª edição do Prêmio Qualidade RS. O dia 4 é reservado para as visitas técnicas a organizações premiadas, com práticas de gestão reconhecidas pelo PGQP.

A palestra de abertura do evento, na segunda-feira, será realizada pelo presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, considerado o principal líder da causa da qualidade no Brasil. O empresário e presidente fundador do Movimento Brasil Competitivo (MBC) vai falar sobre Como Multiplicar o Conhecimento. Após a palestra de abertura, será apresentado o case de sucesso da empresa mexicana Cebadas y Maltas, vencedora do Prêmio Iberoamericano da Qualidade.

Também pela manhã de segunda-feira, José Claudio Terra, presidente da Terraforum Consultores, falará sobre Soluções Estratégicas de Gestão do Conhecimento. A Terraforum é uma empresa de consultoria e treinamento em Gestão do Conhecimento (GC) e Tecnologia da Informação. Sua área de atuação ainda inclui Gestão da Inovação, Portais Corporativos e Inteligência Empresarial. Terra atua, ainda, como professor de vários programas de pós/MBA e como palestrante e consultor no Canadá, EUA, França, Inglaterra, Portugal, Colômbia, México, Guatemala e Brasil. Também possui em seu currículo a realização de palestras em universidade como Harvard Business School, London Business School, University of Toronto, University of New Brunswick, École de Management de Lyon, entre outras.

Na terça-feira, a partir das 8h30min, será realizado um painel sobre Redes de Conhecimento, com a participação do coordenador do Centro de Referência em Inteligência Empresarial da COPPE, no Rio de Janeiro, Marcos Cavalcanti; do coordenador de Redes e Tecnologia de Informação da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças, do Rio de Janeiro, Dalberto Adulis; e do diretor de Pesquisa do Instituto Akatu, Aron Belinky, de São Paulo.

Às 10h30min, a presidente da American Society for Quality (ASQ) no período de 2002 a 2003, Elizabeth Keim, ministrará palestra sobre Gestão do Conhecimento. A ASQ é a maior associação de qualidade no mundo. Realiza, anualmente, nos Estados Unidos, um dos maiores e mais respeitados congressos na área da qualidade. Elizabeth é membro da entidade desde 1990 e assumiu neste período posições de alta responsabilidade na instituição. Ela é mestre em Administração de Negócios com ênfase em Contabilidade e Finanças pela Regis University e bacharel em Ciências da Computação e Matemática pela Universidade do Colorado. É certificada pela ASQ como Gerente de Qualidade e Auditor de Qualidade. Durante os 17 anos de carreira na IBM Global Services, foi responsável pelo planejamento, desenvolvimento e implantação do programa de qualidade na empresa. Também liderou o processo de qualidade global na GE Plastics, onde ela foi a responsável pela implantação no mundo todo da metodologia Six Sigma nos processos não industriais da companhia.

Às 11h15min, será apresentado o case prático da Promon, pelo diretor Antonio Vellasco. A Promon é uma empresa brasileira que, desde 1960, se dedica a projetar, integrar e implantar soluções de infra-estrutura para setores-chave da economia no Brasil e no exterior. O domínio das técnicas de engenharia e gerenciamento, uma equipe altamente qualificada de profissionais e a capacidade de articular parcerias com empresas líderes na suas áreas de atuação são a base do sucesso da Promon em todas as suas realizações. A Promon tem a visão de que, no futuro, “pelo conhecimento, utilizado de forma compartilhada e consciente, o mundo se tornará mais justo e sustentável. A nova sociedade é a sociedade do conhecimento. O conhecimento é seu recurso mais valioso, e os profissionais do conhecimento, o grupo dominante na força de trabalho. É nesse novo cenário, complexo e fascinante, que a Promon está posicionada”.

“A gestão do conhecimento é hoje um dos grandes diferenciais das empresas competitivas e inovadoras, pois permite solucionar problemas e descobrir novas oportunidades de negócios capazes de gerar resultados melhores”, destaca o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Joal Teitelbaum. Consideradas por especialistas como uma evolução do processo de gestão empresarial, a gestão do conhecimento envolve a organização e compartilhamento das informações e do conhecimento no trabalho, comportando profissionais das mais variadas formações e que atuam em diferentes áreas na mesma empresa. Várias empresas já adotam práticas de Gestão do Conhecimento. Contudo, muitas precisam de orientações sobre quais delas deveriam ser iniciadas, bem como avaliar a eficácia das ações já introduzidas. “Gestão é um conjunto de conhecimentos, cujo foco é a obtenção de resultados. Portanto, chegamos à conclusão de que tudo o que implica organizar para atingir um propósito precisa de gestão”, conclui Teitelbaum.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.portalqualidade.com/pgqp. Mais informações pelo telefone (51) 3221-2663 ou pelo e-mail [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira