Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2010 - 06:41

Vencedores da 9ª edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC

Profissionais e acadêmicos de Joinville, Florianópolis, Itajaí, Chapecó e Joaçaba conquistaram as primeiras colocações nas seis categorias.

A Unimed SC anunciou no dia 03 de setembro (sexta-feira), no Mercure Prinz Hotel, em Joinville, os seis vencedores da 9ª edição do Prêmio de Jornalismo Unimed SC. Os vencedores na categoria Profissional foram Camille Bropp Cardoso (A Notícia/ Joinville) - Jornal/Revista; Leandro Schmitz (Rádio Mais FM/Joinville) - Rádio; e Diana Clara Bordin, (RIC Record/Chapecó) - Televisão.

Na categoria Destaque Acadêmico os vencedores foram Ana Paula de Sousa (Univali - Itajaí) - Jornal/Revista; Eliezer Camargo Alves (Faculdade Estácio de Sá/Florianópolis) - Rádio; e Marcos José Antunes de Oliveira, (Unoesc/Joaçaba) - Televisão.

Cada vencedor da categoria Profissional recebeu um prêmio de R$ 4 mil. Os demais finalistas foram contemplados com um vale-viagem para um hotel de lazer em Santa Catarina. Na Categoria Destaque Acadêmico, o prêmio é de R$ 1 mil. No total concorreram 110 inscrições em 2010. Os trabalhos chegaram de diversas regiões do estado, mostrando a força de mobilização do Prêmio entre os profissionais catarinenses. Neste ano, os estudantes participam com 25 inscrições na categoria Destaque Acadêmico, sendo nove para jornal/revista, 12 para rádios e quatro para televisão. Os profissionais de jornalismo foram responsáveis por 85 inscrições, sendo 50 matérias veiculadas em jornal/revista, 15 em rádio e 20 em TV.

A seleção contou com um atencioso trabalho do júri que leu, ouviu ou assistiu a todos os trabalhos inscritos para escolher os finalistas e que, na tarde de quinta-feira (02/09) se reuniu presencialmente em Joinville para escolher os vencedores.

A comissão julgadora foi formada pelos médicos Dr. Carlos Augusto Cardim de Oliveira, professor do curso de medicina da Universidade da Região de Joinville, gestor de Custos Assistenciais da Unimed de Santa Catarina e diretor do Portal Unimed, e Dr. Edson Campos, professor de biologia molecular e oncologia no curso de medicina da Universidade da Região de Joinville, e médico auditor em oncologia da Unimed do Estado de Santa Catarina.Também integraram a comissão julgadora as jornalistas Dinah Ribas Pinheiro - professora de Jornalismo da Universidade Tuiuti do Paraná desde 1994 e assessora de imprensa do BRDE (2004 a 2008); Michelle Thomé - palestrante e consultora em Comunicação e Gestão de Pessoas, jornalista com mais de 15 anos de experiência em veículos como a Rádio CBN Curitiba e a TV Band Curitiba; e Mirian Gasparin, profissional com 36 anos de jornalismo com trabalhos na Rádio Cultura de Curitiba, Jornal Indústria & Comércio, Jornal Gazeta do Povo, Rádio BandNews Curitiba, portal Jornale e Universidade Tuiuti.

O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e as 23 cooperativas Unimed de Santa Catarina com o objetivo de valorizar e estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses. Em nove anos de Prêmio foram 1.082 produções inscritas, com reportagens ressaltando a importância da prevenção e de atitudes de qualidade de vida que proporcionam uma vida saudável, além de denúncias que servem de alerta sobre práticas de saúde no estado. Criado para valorizar a produção jornalística em Santa Catarina, o Prêmio já se tornou referência na área por sua seriedade e abrangência, estimulando o trabalho de profissionais e acadêmicos.

Os profissionais vencedores.: Na categoria Profissional Jornal/Revista o vencedor foi Camille Bropp Cardoso (A Notícia/ Joinville) com o trabalho intitulado "Vidas Esquecidas". A reportagem relata a vida de pacientes internados há dois anos na ala psiquiátrica de um hospital em Joinville e que, mesmo podendo receber alta, não têm para onde ir.

Na Categoria Profissional Rádio, a série "Raio X da Saúde de Joinville" premiou Leandro Schmitz, da Rádio Mais FM. Em cinco matérias, o repórter mostrou a situação da saúde pública da maior cidade do estado sob a ótica da população. Cada dia um lugar diferente, incluindo postos de saúde, os Pronto-Atendimentos 24 horas e hospitais.

Na categoria Profissional Televisão a premiada foi Diana Clara Bordin, da RIC Record/Chapecó, com "Problemas de audição". O trabalho aborda os problemas causados por ruídos no trabalho e no lazer.

Destaques Acadêmicos.: Na categoria Destaque Acadêmico, estudantes de três universidades foram contemplados: Univali,de Itajaí; Estácio de Sá, de Florianópolis; e Unoesc, de Joaçaba.

Na subcategoria Destaque Acadêmico Jornal/ Revista a vencedora foi Ana Paula de Sousa, com a reportagem "Inimigo Invisível e Silencioso", publicada no jornal Cobaia, da Univali. A reportagem fala sobre o Papiloma vírus humano (HPV). Relata os riscos, consequências, tratamentos e prevenção, além das dificuldades encontradas por quem contrai a doença. Explica a relação com o câncer de colo de útero e também fala sobre as vacinas utilizadas na prevenção.

Na subcategoria Destaque Acadêmico Rádio o prêmio foi para Eliezer Camargo Alves, da Estácio de Sá. Seu documentário "Crack: Perdas e Danos" fala da droga que virou um problema de saúde pública no Brasil. O programa é um trabalho de conclusão de curso de Jornalismo e narra histórias de dependentes em recuperação e como é o processo de tratamento.

No Destaque Acadêmico Televisão o vencedor foi Marcos José Antunes de Oliveira, da Unoesc, com a reportagem "Alcoolismo, uma doença social", veiculada na TV Cidade. O trabalho aborda a dependência de álcool, buscando mostrar que, mesmo sendo uma doença incurável, ela pode ter uma estabilidade dentro de um período chamado de sobriedade, permitindo aos dependentes ter convívio social sem o uso do álcool.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira