Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2010 - 07:22

Projeto Respiração chega à sua 12ª edição


Anna Maria Maiolino realiza a intervenção é na Fundação Eva Klabin onde o fogo é apresentado como força da criação.

Anna Maria Maiolino é a próxima artista convidada do Projeto Respiração, que chega à sua 12ª edição com abertura no dia 10 de setembro, na Fundação Eva Klabin (FEK). Depois de seis anos sem mostrar seu trabalho no Rio de Janeiro, Maiolino, que é uma artista de atitudes plásticas intensas e de energia catalisadora, preencherá com paixão a casa-museu de Eva Klabin. Denominada simplesmente de é, a intervenção utiliza o fogo como metáfora do poder criativo da arte. É o fogo simbólico que arde na sua vídeo-instalação, conduzido nas mãos pela figura feminina de vermelho (participação especial da atriz Sandra Urizzi Lessa) que caminha silenciosa e misteriosamente levando adiante a chama de Prometeu do desejo pela paixão e pelo conhecimento - performance que será repetida na abertura da exposição.

Marcio Doctors, curador da FEK, adianta que é é a misteriosa estátua de Teresa de Ávila ( que faz parte da coleção de Eva Klabin) a Santa mística que ardia de paixão, recoberta por um manto vermelho durante a performance; é é a cama de Eva Klabin com uma colcha de tons vermelhos cheia de ovos, tributo da artista ao maior de todos os mistérios - a fecundação.

O som realizado por Maiolino é outra peça chave dessa instalação/performance. A artista habita a casa novamente com sons que trazem de volta a vida interrompida e paralisada no momento em que a casa vira museu. São sons que chamam por nomes conhecidos, sussurros e falas incompreensíveis, respirações e suspiros; é a voz cansada de Anna declamando Santa Teresa de Ávila. São os medos, os desejos e os sonhos de Eva Klabin trazidos à tona novamente. Isso tudo é é... mistério pulsante, carne do mundo.

Perfil- O Projeto Respiração, criado em 2004, trouxe a arte contemporânea para a Fundação Eva Klabin. Artistas são convidados a fazerem intervenções no circuito expositivo da coleção, que é basicamente de obras de arte clássica. É proposto aos artistas que se relacionem também com outros aspectos da casa-museu, além da coleção, como a personalidade da colecionadora, a ambiência de uma residência e as implicações poéticas e conceituais do fato da Fundação ser uma casa que é também um museu. Nas edições anteriores já participaram, entre outros, os artistas Ernesto Neto, José Damasceno, Anna Bella Geiger, Chelpa Ferro, Brigida Baltar, Nuno Ramos, José Bechara, o português Rui Chafes, Claudia Bakker, Daniela Thomas e Lilian Zaremba.

Projeto Respiração (12ª Edição) – Curadoria: Marcio Doctors. é |Anna Maria Maiolino. Fundação Eva Klabin: Avenida Epitácio Pessoa, 2.480, Lagoa, Rio de Janeiro. Tel: (21) 3202-8550. Abertura: 10 de setembro (sexta-feira), às 19h. De 10 de setembro a 31 de outubro. De terça a domingo, das 14h às 18h. Ingresso: R$ 10,00 / inteira. R$ 5,00 /meia. Gratuidade: crianças até 10 anos. e-mail: [email protected] / www.evaklabin.org.br

Quem é Anna Maria Maiolino? Anna Maria Maiolino nasceu em 1942 e é considerada uma das maiores artistas brasileiras vivas. A partir dos anos 2000, obteve reconhecimento internacional e passou a fazer parte das principais coleções de Museus de Arte Contemporânea do mundo. Ao longo desta década sua carreira foi impulsionada pela compra de uma série importante de trabalhos seus pelo MOMA de Nova Iorque. É desenhista, gravadora, escultora e artista multimídia. Desenvolveu sua obra no Rio de Janeiro e há seis anos mudou-se para São Paulo, onde vive e trabalha.

Em 1961, inscreveu-se no curso de gravura em madeira na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro, com o objetivo de estudar com Goeldi, que veio a falecer em seguida. Mas da experiência da Enba, o que mais ficou foi o convívio com os jovens artistas de então, Antonio Dias, Rubens Gershman, com quem se casou, e Roberto Magalhães, com quem expôs na exposição Nova Objetividade Brasileira, em 1967 no MAM-RJ, movimento de reação à abstração e tomada de posição frente ao momento político brasileiro. Nos anos 70, parte com o marido e os filhos para Nova Iorque, onde convive com o ambiente das artes visuais da cidade naquele período, muito voltado para as artes Minimal e Conceitual. A partir das diferentes influências absorvidas, Maiolino criou uma linguagem singular cuja principal característica é trabalhar com elementos do acaso e da repetição da diferença, que é mais evidente nos seus desenhos e na sua obra escultórica. Maiolino é uma das primeiras vídeo-artistas brasileiras e só recentemente seus filmes foram aceitos e compreendidos.

Do seu extenso currículo, destaca-se a exposição individual antológica de desenhos Vida Afora/ A Life line, The Drawing Center, Nova York (2001), com publicação de livro antológico sobre sua obra. A partir dessa exposição, seus trabalhos passaram a ter grande repercussão internacional e sua obra foi reconhecida como uma das grandes presenças da arte brasileira dos anos 70, ao lado de artistas de sua geração como Antonio Dias, e da geração seguinte como Cildo Meireles, Waltercio Caldas, Tunga e Barrio.

Em 2010, realiza duas exposições individuais, uma na Galeria Raffaella Cortese em Milão e outra no Camden Arts Centre, Londres. Em outubro, abrirá exposição retrospectiva contando com desenhos, esculturas, filmes super 8, vídeos e instalações que expressam seus 50 anos de produção no Brasil, na Fundação Antoní Tàpies com curadoria de Helena Tatay e texto de Marcio Doctors. Essa exposição será ainda mostrada na Suécia no Museu Malmo e no Centro Galego de Arte Contemporânea. Ainda em 2010, fará parte da exposição coletiva internacional On Line: Drawing Throught the Twentieh Century, no MoMA com curadoria de Connie Butler e Catherine de Zegher e participará da 29ª Bienal de São Paulo apresentando quatro trabalhos históricos.

Anna Maria Maiolino é a artista convidada da 12ª edição do Projeto Respiração na Fundação Eva Klabin, no período de 10 de setembro a 31 de outubro.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira