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07/09/2010 - 10:04

Como garantir a ética no ambiente corporativo

A ética - tema polêmico em qualquer organização - vem ganhando mais atenção do mundo corporativo a cada ano. A solução mais difundida nas empresas é o desenvolvimento e a disseminação de manuais e códigos de conduta entre os funcionários.

Mas, segundo Marcelo Forma, sócio da ICTS Global, empresa de consultoria e serviços em gestão de riscos em negócios, só os manuais não garantem que o comportamento dos funcionários seja ético 100% do tempo. Afinal, o emblemático case da Enron – empresa americana de energia que, em 2001, faliu em função de uma fraude contábil – mostrou que não basta ter um código de ética para eliminar ou evitar atos anti-éticos nas práticas do dia a dia.

Um manual de conduta pode abranger desde princípios sobre aceitação e recebimento de brindes, relacionamento com fornecedores, tratamento de informação confidencial, relacionamento com instituições públicas até como a empresa trata assédio moral ou sexual, mas na maioria dos casos não se reflete no cotidiano dos profissionais.

“O essencial é que, após deixar claras as regras do jogo – que devem estar alinhadas com os valores e a cultura da empresa - as pessoas sejam treinadas e sejam criados mecanismos de monitoramento, como por exemplo, um canal de denúncias independente”, explica Forma.

Renato Santos, gerente da ICTS, defende a implementação de procedimentos transparentes e mecanismos para reforço da ética no mundo corporativo. Autor do estudo recém publicado sobre o tema: “Corrupção nas Organizações Privadas: Análise da Percepção Moral segundo Gênero, Idade e Grau de Instrução”, Renato foi um dos palestrantes do “Workshop Ética nos Negócios”, que a Fundação Estudar promoveu em agosto em São Paulo para discutir o tema junto a seu grupo de bolsistas.

De acordo com ele, é muito importante selecionar pessoas com o perfil ético adequado usando ferramentas de análise de aderência à ética e evitar os profissionais com perfil inadequado. “Só que tão importante quanto isso é influenciar positivamente a grande maioria que se comporta conforme as regras de conduta. Nessa tarefa, a liderança definitivamente deve inspirar”, diz ele.

Fundação Estudar - Com atividades iniciadas em 1991, a Fundação Estudar já contribuiu para o desenvolvimento de quase 500 carreiras. Sua missão é colaborar para o desenvolvimento do país por meio do incentivo à educação e formação de futuros líderes, capazes de implementar uma cultura de resultados, com sólidos princípios éticos em suas respectivas áreas de atuação. Em 19 anos de atuação, a Fundação investiu US$ 7 milhões em carreiras com o objetivo de causar impacto positivo no crescimento do Brasil.

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