Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/09/2010 - 10:04

XVII Festival de Teatro do Rio tem entrada franca

Evento, de 14 a 23, na Casa de Cultura Laura Alvim, homenageia Marieta Severo.

De 14 a 23 de setembro, o Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida promove o XVII Festival de Teatro do Rio na Casa de Cultura Laura Alvim. Como em edições anteriores, a entrada é franca. O evento homenageia Marieta Severo este ano. Do total de 100 inscrições recebidas pela Comissão Organizadora, sete peças foram selecionadas: “O Avarento” (RS), “Cru” (DF), “A Metamorfose” (PE), “Trapa Rasa” (RJ), “Rosa de Cabriúna” (SP), “Orire”(RJ) e “Hay Amor” (SP).

“Este é o festival de teatro mais antigo e ininterrupto do Rio de Janeiro. Conseguimos ao longo desses anos consolidar o evento na agenda da cidade e, principalmente, promover o intercâmbio de ideias de grupos de todo o país. A nossa intenção é estimular a inclusão social a partir da cultura”, diz a diretora do Centro Cultural da UVA, Maria Anunciata Veiga de Almeida.

Para Zaira Zambelli, coordenadora do Festival de Teatro do Rio, a seleção deste ano apresenta um mosaico da produção nacional. “Temos peças de diferentes cidades do país e importantes pólos culturais. Na seleção, priorizamos a diversidade temática e a qualidade das montagens”, explica.

As peças concorrerão à premiação nas categorias de melhor ator, melhor ator coadjuvante, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor direção, melhor figurino, melhor cenografia, melhor iluminação, melhor roteiro, melhor espetáculo e melhor espetáculo pelo voto popular. O júri é formado por Pedro Sayad, Sergio Fonta e Sura Berditchevsky.

Homenagem – Uma das homenagens à atriz Marieta Severo é a exposição “A Luz em Cena”, de curadoria do cenógrafo e figurista Pedro Sayad. A mostra apresenta uma retrospectiva dos 45 anos de carreira da atriz. “O nome da exposição foi escolhido porque aonde ela chega traz luz e ilumina”, destaca Sayad.

Em edições anteriores, o Festival de Teatro homenageou, entre outros nomes, Milton Gonçalves, Laura Cardoso, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Renata Sorrah, Asdrúbal Trouxe o Trombone, Nathália Timberg, Sérgio Britto, Tônia Carrero, Maria Clara Machado, Paulo José e Domingos de Oliveira.

Mostra – Até o dia 10 de setembro, acontece nos campi Barra e Tijuca da Universidade Veiga de Almeida a Mostra de Filmes Marieta Severo. O público poderá conferir a atuação da atriz em filmes como “O Homem da Capa Preta” (1986), “Com licença eu vou à luta” (1986), “O Mistério no Colégio Brasil” (1988), “Carlota Joaquina” (1995), “O Corpo” (1991), “Cazuza” (2004)”, “A Dona da História” (2004), “Pequenas Histórias” (2007), “A Grande Família” (2007) e “Castelo Rá-Tim-Bum” (1999). Após a exibição de cada filme haverá um debate. A programação completa pode ser acessada pelo site: www.uva.br/festivaldeteatrodorio

Oficinas – A programação do festival conta com duas oficinas gratuitas: O ator e a sua preparação com a atriz e diretora Susanna Kruger, e Vestindo o Personagem, com o figurinista, cenógrafo e diretor de arte Pedro Sayad. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 13 de setembro de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e segunda até às 20h, no Centro Cultural da Universidade Veiga de Almeida, que fica na Rua Ibituruna, 108, Vila Universitária, casa 11, na Tijuca (RJ).

Gratuidade – Os convites para as peças podem ser retirados no dia do espetáculo, na bilheteria do teatro, a partir das 18h30. A exposição “A Luz em Cena” acontece no pátio interno da Casa de Cultura Laura Alvim e também é gratuita. [www.uva.br/festivaldeteatro].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira