Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2010 - 09:09

Novo livro da Alcatel-Lucent, The Shift, apresenta o futuro da Web 2.0 e o papel dos provedores de serviços nesse mundo

Pesquisa de mercado mostra como os novos modelos de negócios globais são vitais para o sucesso, representando uma nova fonte de renda, potencial de US$100 bilhões, somente nos Estados Unidos.

CableLabs Summer Conference 2010, Keystone, Colorado, EUA, 16 de agosto de 2010 – A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) anunciou hoje o lançamento do livro The Shift: The Evolving Market, Players and Business Models in a 2.0 World [A mudança: o mercado em evolução, agentes e modelos de negócios em um mundo 2.0 — ainda sem título em português].

Esta obra revolucionária — que se baseia em inúmeras pesquisas e contém prefácio de Marshall Kirkpatrick, da ReadWriteWeb, um dos líderes na comunidade de desenvolvimento de aplicativos — fala sobre os benefícios que a utilização de redes mais inteligentes, como plataformas de desenvolvimento, oferece ao ecossistema emergente de provedores de serviços, desenvolvedores, anunciantes, consumidores e usos comerciais. As oportunidades potenciais resultantes podem chegar a US$100 bilhões, somente no mercado americano.

Em sua essência, a obra analisa a velocidade da adoção de tecnologias pelo consumidor e o consequente impacto nos provedores de serviços, empresas, desenvolvedores de aplicativos, provedores de conteúdo e fabricantes de handsets, que lutam para atender à crescente demanda por largura de banda e acesso aos serviços da Web 2.0 a qualquer hora, em qualquer lugar e por qualquer dispositivo.

Além disso, The Shift cita pesquisas mercadológicas encomendadas pela Alcatel-Lucent a fim de demonstrar a importância de um ecossistema de comunicação colaborativo para enfrentar os desafios dos mercados consumidor, empresarial e vertical, atualmente limitados pela fragmentação da indústria.

“O livro é o resultado de mais de um ano de pesquisas e análises, e apresenta um futuro certeiro e lucrativo, tanto para os provedores de serviços quanto para os desenvolvedores de aplicativos no mundo da Web 2.0,” afirma Allison Cerra, Diretora de Marketing da Alcatel-Lucent em Américas e uma das autoras da obra. “Mostramos, especificamente, como o uso de redes inteligentes pelos provedores de serviços agrega valor ao ecossistema. Os benefícios resultantes são claros para todos — usuários finais, desenvolvedores, anunciantes e provedores de serviços. Essa abordagem na qual os consumidores podem controlar suas experiências é extremamente necessária para que os desenvolvedores possam lucrar com as capacidades avançadas e os provedores de serviços possam utilizar seus investimentos para promover inovações futuras”.

“O livro traz uma análise completa de como redes inteligentes e instrumentadas serviriam de base para um mundo de inovação digital inteiramente novo”, comenta Kirkpatrick.

As pesquisas mostram que os consumidores, desenvolvedores, empresas e mercados verticais estão dispostos a pagar por funcionalidades de rede; além disso, a inovação no setor de aplicativos oferece amplos benefícios sociais ao governo, saúde e educação. As conclusões incluem: • Pais, adeptos das redes sociais, entusiastas de vídeos on-line e gamers preferem aplicativos que incorporam inteligência de rede, e estão dispostos a pagar 25—35% a mais por um serviço com três capacidades que funcionem simultaneamente, ao invés de um serviço com apenas uma capacidade | • Mais de 50% dos consumidores se sentem à vontade compartilhando informações de seus perfis, tais como localização, presença e comportamentos on-line, com seus provedores móveis | • Quase 50% dos desenvolvedores comerciais utilizariam interfaces de programas aplicativos (APIs) e estão dispostos a pagar até o dobro por APIs agrupados, ao invés de vendidos separadamente. Os desenvolvedores de IP empresariais pagariam até três vezes mais | • Um terço dos anunciantes americanos utilizaria serviços de rede que permitem anunciar em sites de mídia social, com base nos interesses e comportamentos dos usuários.

Apesar das complexidades criadas pela fragmentação da indústria atual, o livro constatou que os consumidores estão reunindo serviços e dispositivos, convencidos de que o tempo e o dinheiro fazem valer a pena. Para assistir a um vídeo hoje, por exemplo, os consumidores frequentemente precisam: baixar o vídeo em um dispositivo móvel; assistir ao vídeo em streaming no PC ou conectá-lo à televisão; acessar o vídeo diretamente na TV se tiverem um conversor (set-top box) ou aparelho de DVD especial com Internet. É possível eliminar essa complexidade e aproveitar as redes inteligentes dos provedores de serviços de modo a criar uma experiência avançada e imperceptível.

Cerra e a coautora da obra, Christina James, que também colabora com o departamento de marketing da Alcatel-Lucent, analisaram dados das pesquisas encomendadas e do mercado com o intuito de compreender a indústria e enxergá-la com objetividade antes de começar a escrever. The Shift: The Evolving Market, Players and Business Models in a 2.0 World está disponível em www.theshiftonline.com.

Sobre a Alcatel-Lucent e suas atividades voltadas à capacitação deste novo ecossistema - A Alcatel-Lucent busca diminuir a fragmentação da indústria auxiliando os provedores de serviços, empresas e desenvolvedores a trabalhar juntos na criação e oferta de novos serviços aos usuários finais. Desde dezembro de 2009, a Alcatel-Lucent tem anunciado ferramentas como API Exposure Suite, Developer Platform, Open API Service, Multi-screen Video Solution, Multi-screen Foundation Solution e Optism™ Mobile Advertising Solution, bem como a aquisição da ProgrammableWeb, para fornecer meios completos para a construção de um ecossistema mais amplo. Esses kits de ferramentas e o livro The Shift: The Evolving Market, Players and Business Models in a 2.0 World refletem a visão de Application Enablement da Alcatel-Lucent, a qual pretende combinar as capacidades de rede confiáveis e seguras dos provedores de serviços com a velocidade e a inovação da Web, oferecendo experiências mais ricas ao usuário final.

A Alcatel-Lucent (Euronext Paris e NYSE: ALU) é um parceiro de transformação de provedores de serviços, empresas, indústrias estratégicas, como defesa, energia, cuidados com a saúde, transporte e governamentais de todo o mundo oferecendo soluções para comunicação de voz, dados e vídeo para usuários finais. Como líder em redes de banda larga fixa, móvel e convergente, tecnologias IP, aplicações e serviços, a Alcatel-Lucent oferece a inigualável expertise tecnológica e científica do Bell Labs, a maior usina de inovações na indústria de telecomunicações. Com operações em mais de 130 países e a mais experiente organização em serviços globais na indústria, a Alcatel-Lucent é o parceiro local com alcance global. A Alcatel-Lucent alcançou a receita de 15,2 bilhões de euros em 2009 e está incorporada na França, com sede em Paris. Para mais informações, visite o site da Alcatel-Lucent em: http://www.alcatel-lucent.com, leia as últimas postagens sobre o blog da Alcatel-Lucent http://www.alcatel-lucent.com/blog e siga-nos no Twitter: http://twitter.com/Alu_in_Brazil

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira