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09/09/2010 - 09:09

Mídia e educação

Para o bem ou para o mal, as mídias estão presentes em nossas vidas de forma cada vez mais precoce e cada vez mais forte. Com os avanços da tecnologia e das técnicas de comunicação, com a sofisticação da publicidade e de um estilo de vida em que o consumo tem um papel preponderante, os meios de comunicação de massa assumem expressiva importância.

É momento de refletir sobre o papel pedagógico e muitas vezes ideológico dos meios de comunicação social. O livro Mídia e educação, publicado pela Editora Contexto e escrito pela socióloga Maria da Graça Setton, convida o leitor a essa reflexão, a vê-los como espaços educativos, responsáveis pela produção de uma série de informações e valores que ajudam os indivíduos a organizarem suas vidas e suas ideias.

A autora entende como mídias todo o aparato simbólico e material relativo à produção de mercadorias de caráter cultural. Para aqueles que têm familiaridade com as mídias, esta obra estimula o debate; para os novatos, é um convite a fazer uma imersão nesse amplo, diverso e instigante campo de investigação. É composta de seis capítulos. O primeiro, “Mídias: uma nova matriz de cultura”, aponta o eixo central de análise de toda a discussão. Os seguintes apresentam definições, autores, conceitos e perspectivas que se tornaram referência nas investigações sobre os impactos das mídias em nossa vida cotidiana.

Em “História do fenômeno e definição de conceitos”, como o título sugere, a autora define conceitos, contextualiza historicamente as mídias, bem como sugere uma metodologia de reflexão. Em “A perspectiva da Escola de Frankfurt”, lembra a importância dos teóricos da Escola de Frankfurt na caracterização da cultura moderna das sociedades ocidentais e discute o alcance e o limite de suas contribuições para os estudos desse fenômeno. Apontando outra perspectiva, tão importante como a desenvolvida pelos pesquisadores dessa escola alemã, a autora chama a atenção para as reflexões de Edgar Morin no capítulo “A perspectiva da integração da cultura”.

Para finalizar a discussão, o capítulo “Os estudos de recepção” apresenta o ponto de vista desses estudos, e o capítulo “A cibercultura, o ciberespaço e a educação” mostra aspectos relativos ao ambiente cultural inédito da vida social e das experiências educativas na atualidade, derivado das novas redes de comunicação virtual. Uma obra fortemente recomendada para estudantes e professores nas áreas de educação e comunicação.

Maria da Graça Settoné socióloga (PUC-SP), mestre em Ciências Sociais (PUC-SP) e doutora em Sociologia (USP). Atualmente, é livre-docente da Universidade de São Paulo e leciona na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Educação (FE-USP). Em 2000, esteve na França – na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris – realizando sua pesquisa de pós-doutoramento. Em 2008, fez um estágio de pesquisa no Groupe de Recherche sur la Socialisation, na Université Lumière 2, em Lyon, também na França. Sua trajetória é na área de Sociologia, combinando as ênfases em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, com atuação nos temas: socialização, escola, mídia, religião e família. [ Editora Texto | Formato: 14x21 cm | 128 páginas | Preço: R$ 25 ,00].

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