Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2010 - 09:15

Em clima de eleições, Le Monde Diplomatique Brasil debate democratização na política

Nova edição da publicação aborda a reforma política, traz depoimentos de candidatos à Presidência, artigo sobre a representação parlamentar no País. Tem ainda reportagens exclusivas sobre a expansão militar dos EUA na América Latina, a greve na China e a nova política sobre o futuro dos resíduos sólidos.

São Paulo – Chega às bancas de todo o País neste fim de semana a edição 38 do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, que tem como destaque a democratização da política no Brasil. Em entrevista exclusiva, Chico de Oliveira, sociólogo e professor emérito da USP, debate sobre a reforma política, a distância entre o povo e o poder, a perda de representatividade dos partidos políticos e o uso de medidas para reforçar a democracia no País. Ainda sobre reforma política, a publicação ouviu os candidatos à Presidência da República Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) para falar sobre suas respectivas propostas sobre o tema. José Serra (PSDB) não quis participar da reportagem.

Em artigo exclusivo para o Le Monde Diplomatique Brasil, o arquiteto Chico Whitaker, membro da Comissão Brasileira da Justiça e Paz, da CNBB, e do Conselho Internacional do Fórum Social, comenta o foco na campanha eleitoral para os cargos do Executivo, enquanto o Legislativo, ou seja, senadores e deputados federais e estaduais, são o segredo para fazer a máquina do governo funcionar. No texto, Whitaker alerta para o limite dos mandatos nessas funções, que cada vez mais se transformam em emprego vitalício, enriquecimento e poder pessoal.

Adriana Rossi, especialista em narcotráfico e doutrinas militares, assina matéria especial sobre a presença militar norte-americana na Costa Rica com o objetivo de aumentar influência dos Estados Unidos na América Latina. Outra reportagem internacional é assinada pela diretora do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), Isabelle Thireau, que traça um retrato da revolta dos trabalhadores chineses que resultou em uma greve por melhores condições de trabalho e reivindicações salariais.

Nesta edição há ainda artigo de Elisabeth Grimberg, Coordenadora Executiva e de Ambiente Urbano do Instituto Pólis, sobre a lei sancionada no último mês que estabelce uma nova política de resíduos sólidos no Brasil. A regulamentação é com base na redução, reutilização e reciclagem dos materiais, com a aposta de perspectiva da mudança no padrão de gestão e destinação de lixo, para reduzir ao máximo seu impacto ambiental e, com isso, gerar mudanças no padrão de produção e consumo nacional.

Le Monde Diplomatique Brasil - Lançado em 1954, na França, atualmente o Le Monde Diplomatique é publicado em 25 idiomas, com uma tiragem de 2,4 milhões de exemplares. No Brasil, a publicação surgiu em versão impressa em 2007, com o objetivo de estimular o pensamento crítico, a reflexão e o debate de temas de interesse da sociedade brasileira em geral. Com independência político-econômica, autonomia editorial e densidade analítica, Le Monde Diplomatique Brasil é uma publicação apartidária, pluralista e democrática, que conta com um Conselho Editorial formado por renomados jornalistas e especialistas de diferentes áreas.

[http://diplomatique.uol.com.br | http://www.facebook.com/pages/Le-Monde-Diplomatique-Brasil/249444152448 | No Twitter: @diplobrasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira