Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2010 - 09:53

PIC Novos Formatos recebe mais de 50 projetos de todo Brasil

Brazilian TV Producers, programa internacional da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV, seleciona projetos para workshop com especialistas internacionais que acontecerá em dezembro .

São Paulo- O Programa Internacional de Capacitação (PIC) Novos Formatos recebeu 58 inscrições de produtoras da Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo (confira abaixo).

O BTVP (Brazilian TV Producers) vai selecionar 25 projetos para participar (com dois representantes cada) do workshop, sem custos, a ser realizado de 6 a 10 de dezembro, em São Paulo, com consultores e profissionais de destaque no mercado internacional. A seleção será feita por especialistas internacionais, com a orientação do consultor estratégico Jacques Bensimon (ex-presidente do National Film Board do Canadá).

Para garantir a abrangência do PIC, as produtoras inscritas necessitavam apenas do registro na Agência Nacional do Cinema (Ancine). 40% das inscrições são de empresas não associadas à ABPI-TV. O PIC é uma iniciativa do Brazilian TV Producers, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e da APEX para capacitar empresas brasileiras para atuação no mercado internacional.

Com o PIC Novos Formatos, o Brazilian TV Producers-BTVP dá continuidade aos workshops que preparam os produtores independentes brasileiros - de pequeno, médio ou grande porte – e seus projetos multiplataforma para competir no mercado internacional. Com muito sucesso, em 2009, foram realizados os Programas Internacionais de Capacitação (PICs) em Animação e Documentários.

O BTVP é o programa de exportação de conteúdo audiovisual realizado pela ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a SAv/MinC (Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura). Newton Cannito, Secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Bruno Amado, Gestor do Brazilian TV Producers na Apex-Brasil, Marco Altberg, Presidente da ABPI-TV, e Eliana Russi, Gerente Executiva do BTVP, respondem pelo programa.

Já confirmaram a presença profissionais com experiência em empresas como Disney, Discovery, MTV e Fox - Renomados especialistas já confirmaram sua presença no curso de capacitação. São eles: Jeff Gomez, especialista norte-americano em transmedia storytelling e CEO da Starlight Runner, Raja Khanna, CEO, co-fundador e Chief Creative Officer da QuickPlay Media e co-CEO da GlassBOX Television Inc., do Canadá, Richard Lachman, professor da Ryerson University, do Canadá, Benjamin White, produtor independente norte-americano e CEO da Sling Media, e Paul Lewis, presidente do Discovery Channel do Canadá.

Em debates e sessões de consultas individuais, os consultores vão orientar os produtores independentes brasileiros no desenvolvimento de novos tipos de conteúdos para a televisão e mídias digitais. [www.braziliantvproducers.com/picnovosformatos]

Mercado de novos formatos movimenta milhões de dólares - O universo transmídia, unindo os meios tradicionais aos novos formatos, começou com a internet e passou para celulares, convertendo computadores e smartphones em salas de cinema, redes de TV e jogos. Esta inovação também chegou aos projetos de televisão e inclui novos formatos de conteúdo digital – em forma de jogo, evento esportivo ou componente educativo interativo.

A expectativa é de que a indústria de mídia e entretenimento represente US$ 1,6 trilhão em 2013, de acordo com a consultoria internacional PricewaterhouseCoopers.

Brazilian TV Producers - BTVP - Criado em 2004, o BTVP tem como objetivo promover o conteúdo audiovisual independente no mercado internacional. O programa viabiliza parcerias entre empresas brasileiras e estrangeiras (por meio de coproduções, vendas e pré-vendas para canais de TV, internet, telefonia celular e novas mídias). O Brasil hoje é considerado um importante mercado e integra o plano de negócios de coprodução de inúmeras TVs e produtoras internacionais.

A ABPI-TV (Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão) é a entidade proponente do BTVP. Fundada em 1º de julho de 1999, no Rio de Janeiro, representa as produtoras independentes de conteúdo audiovisual para televisão e novas mídias. A ABPI-TV está envolvida em importantes debates do setor, como o PLC 116/2010 (antigo PL 29), novas mídias e novas fontes de financiamento.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira