Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2010 - 09:53

Viviane Matesco é a próxima convidada do Plataforma de Pesquisa da Fundação Eva Klabin

A pesquisadora aborta o corpo como questão na arte contemporânea.

A Fundação Eva Klabin continua no dia 14 de setembro seu ciclo de discussões através de pesquisas universitárias. O sétimo encontro do projeto mensal “Plataforma de Pesquisa” conta com a presença da crítica, pesquisadora e professora Viviane Matesco para apresentar seu trabalho intitulado “O Corpo como questão na arte contemporânea”. O ciclo de palestras consiste em trazer para a FEK artistas plásticos e críticos atuantes no circuito das artes para apresentar suas teses já defendidas com uma linguagem acessível para o grande público.

A tese de Vivane consiste em uma análise da concepção substancial de corpo nas manifestações artísticas dos anos 60 e 70, e propõe uma nova abordagem para a questão investigando os trabalhos de Tunga e Barrio. Segundo a pesquisadora “a produção desses artistas aponta o corpo como fluxo de energias e labilidade de elementos que fazem imagem”. Essa labilidade suspende as dicotomias corpo/mente, espírito/matéria e com isso questiona a noção de corpo literal como singularidade da arte contemporânea.

De acordo com o coordenador do projeto e curador da Fundação Eva Klabin, Marcio Doctors “a atividade faz circular trabalhos relacionados às artes fora do círculo acadêmico. A produção de pensamento ganha uma vitrine importante no cenário artístico cultural. Em ciclos de debates como este vemos a possibilidade de discussões sobre os mais variados assuntos como tivemos nos eventos anteriores, onde foram abordados temas diferentes e da maior importância para a compreensão do momento atual da arte” O projeto conta ainda com a consultoria de Gloria Ferreira, doutora em História da Arte.

Viviane Matesco - Doutora em Artes pela Escola de Belas Artes/UFRJ, Viviane Matesco é crítica, pesquisadora e professora. Leciona historiadora da arte na Escola de Artes Visuais/Parque Lage desde 1988. Trabalhou como curadora no Museu de Arte Moderna e no Projeto Rumos Visuais do Itaú. Realizou junto com Fernando Cocchiarale a exposição “O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira”, Itáu/SP (2005). Entre suas publicações destacam-se “Corpo-cor em Hélio Oiticica” (XXIV Bienal de SP, 1998) e os livros Suzana Queiroga(Artviva/ 2005) e Corpo, Imagem e Representação (Zahar, 2009).

.[Plataforma de Pesquisa: Fundação Eva Klabin, Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. Dia 14 de setembro, terça-feira, às 17h30. Entrada Gratuita. Capacidade: 80 lugares. Para garantir seu lugar, reservas com antecedência nos telefones (21) 3202-8554 / 3202-8550 / 4141-9240 e 8236-1825 ou pelo email: [email protected] | Site: www.evaklabin.org.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira