Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/09/2010 - 10:09

Toyota realiza cerimônia de início da construção de sua nova fábrica em Sorocaba


A Toyota realiza no dia 08 de setembro (quarta-feira), a cerimônia de início da construção de sua fábrica de Sorocaba (SP). O evento contará com a participação do diretor da secretaria de desenvolvimento da produção do ministério do desenvolvimento, Paulo Bedran, do governador do estado de São Paulo, Alberto Goldman, do prefeito da cidade de Sorocaba, Vitor Lippi, do embaixador do Japão no Brasil, Ken Shimanouchi, do cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, do vice-presidente executivo da Toyota Motor Corporation, Atsuhi Niimi, do presidente da Toyota Mercosul, Shozo Hasebe, do vice-presidente sênior Industrial da Toyota Mercosul, Tsuneo Itagaki, e do vice-presidente Comercial da Toyota Mercosul, Luiz Carlos Andrade Junior, além de outros executivos da empresa.

Localizada no quilômetro 92 da rodovia Castello Branco, sentido Interior-Capital, a terceira unidade fabril da Toyota produzirá um recém-desenvolvido carro compacto da marca, cuja produção terá início no segundo semestre de 2012. Primeiramente, serão fabricados por ano cerca de 70 mil veículos nessa nova unidade, que receberá investimento de cerca de 600 milhões de dólares, empregando aproximadamente 1.500 pessoas. A Toyota também estuda exportar esse novo modelo que será fabricado no país.

Ao redor da nova fábrica da Toyota também será instalado um parque industrial de fornecedores, que contará com aproximadamente 12 empresas e terá potencial para abastecer toda a cadeia automotiva do interior de São Paulo, gerando aproximadamente 11.000 novos empregos diretos e indiretos na região, de acordo com estimativas da prefeitura de Sorocaba.

A Toyota produzirá em Sorocaba veículos compactos usando a tecnologia flex fuel nos motores. Com relação ao tipo de carroceria, a Toyota planeja fabricar um hatchback e um sedã. Detalhes sobre o design, nome do novo veículo, bem como sua lista de equipamentos de série ainda estão sendo avaliados.

Institucional - A Toyota estabeleceu-se no Brasil em 1958, com a construção de sua primeira unidade industrial fora do Japão. Atualmente, a fabricante de automóveis produz peças na sua planta de São Bernardo do Campo (SP) e o Corolla em sua unidade de Indaiatuba (SP).

Em busca de um crescimento sustentável, a Toyota objetiva expandir sua produção local, em consonância com o crescimento do mercado brasileiro e de outros mercados emergentes. Com base em seu princípio de contribuir com a sociedade por meio da fabricação de automóveis, a Toyota pretende intensificar sua contribuição com a indústria automotiva brasileira, oferecendo aos consumidores produtos atrativos que atendam às suas necessidades.

Mercado - Em 2010, a Toyota do Brasil vem registrando mais um recorde de vendas, se considerado o período entre janeiro e agosto. A marca comercializou nos oito meses deste ano 62.326 unidades, o que representa um crescimento de 11% em comparação com o mesmo período de 2009 (56.234).

O bom desempenho da marca no período se deve ao desempenho dos modelos produzidos pela Toyota Mercosul. O Corolla liderou o ranking dos sedãs médios, a Hilux também se manteve na primeira colocação entre as picapes médias equipadas com motor a diesel, enquanto o SW4 superou seus concorrentes entre os utilitários esportivos médios movidos a diesel.

Desempenho por modelo - As vendas do Corolla somaram 35.094 unidades nos oito meses de 2010, o que significa crescimento de 8% em comparação com as 32.625 unidades do modelo comercializadas no mesmo período do ano passado. O Corolla, líder absoluto entre os sedãs médios, detém atualmente 31% de participação de mercado no seu segmento.

O resultado da Hilux é ainda mais expressivo. De janeiro a agosto de 2010 foram comercializadas 20.894 unidades da picape, resultado 12% maior do que o período equivalente de 2009, quando a Toyota vendeu 18.546 unidades da Hilux. A previsão é que sejam vendidas, até o fim do ano, mais de 34.000 unidades do modelo. Atualmente, a participação de mercado da Hilux entre as picapes médias a diesel é de 35,6%.

O SW4 também registrou crescimento nas vendas. A Toyota comercializou no acumulado deste ano 4.716 unidades do modelo, ou seja, 34% a mais em comparação com as vendas de janeiro a agosto de 2009 (3.514 unidades). Com participação de mercado de 45%, o SW4 lidera o ranking dos utilitários esportivos médios equipados com motor a diesel.

Perfil- A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 3.200 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. [www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira