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10/09/2010 - 07:59

A Hotelaria Brasil, vai muito bem, obrigado e enxerga o futuro com óculos 3D!

Ao completar sete anos de operações, a administradora exibe solidez, aposta em novos nichos e tem fôlego de sobra para continuar crescendo.

O Brasil está aquecido, e quando isso acontece, as viagens de negócios incrementam a ocupação e o faturamento das redes hoteleiras, sobretudo as que vêm diversificando e investindo em mercados comprovadamente promissores, como o segmento econômico, o mid market, e a administração de condomínios residenciais e comerciais, caso da Hotelaria Brasil. A administradora completa sete anos e está voando em céu de brigadeiro. “Com a estabilidade política e econômica, vimos na prática como de fato uma nação cresce e impulsiona toda a economia. Nossa empresa comemora 7 anos de operação em agosto , e aproveitamos o momento para fazer um comparativo da performance dos hotéis que operamos. Chegamos à feliz constatação de que, como consequência da evolução da atividade econômica, se comparado com o crescimento do PIB – Produto Interno Bruto, o REVPAR médio (Revenue per Available Room ou receita por apartamento disponível que demonstra se a performance do empreendimento hoteleiro está dentro dos níveis aceitáveis ou não) dos nossos empreendimentos teve uma variação de 2004 a 2010 da ordem de 155% contra 47% do PIB, ou seja, a produtividade cresceu 3 vezes mais se comparado com o PIB do país”, comenta Ronaldo Albertino, diretor geral.

O executivo explica que, para ter uma ideia deste índice, basta pegar a diária média praticada no hotel e multiplicar pelo índice de ocupação anual e assim aferir a evolução do negócio. “Se temos uma diária, por exemplo, de R$ 100,00 e a ocupação no ano foi de 50%, o REVPAR será de R$ 50,00. Já se tivermos uma diária média de R$ 200 e ocupação de 70%, o REVPAR será R$ 140,00 e assim por diante”, explica Albertino. Albertino atrela grande parte do aquecimento dos negócios em geral aos índices divulgados pelo mercado, como por exemplo, o fato de que, em 2009, a classe média alcançou a marca de 57% da população economicamente ativa, a linha de pobreza diminuiu radicalmente, a chamada classe D reduziu 18% e a classe AB cresceu 50%. “Não é difícil concluir que o poder aquisitivo da população melhorou. Vejam o exemplo do dólar, que em 2004 era R$ 3,13 e hoje é R$ 1,80, apontando queda de 42%. Assim, todos os produtos baseados no dólar ficaram acessíveis e alguns muito baratos. Nunca se viu tantos cruzeiros marítimos na costa brasileira, e o índice de turistas brasileiros viajando para o exterior estourou em 2009 e 2010, levando ao afogamento dos aeroportos, que já não dão conta da demanda. Some-se a isso o crescimento do Brasil, no ultimo quadrimestre de 2010, da ordem de quase 9%, comparável ao crescimento da China“, enfatiza.

Há indicadores de sobra para essa dose de otimismo. O mais recente é a conquista do contrato de administração do Matiz Salvador, que traz para a capital baiana o conceito de hospedagem econômica da Hotelaria Brasil pela primeira vez ao nordeste. E Albertino apostou no lugar certo. Os últimos índices publicados pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil) apontam o Nordeste como uma das regiões mais promissoras atualmente. Comparada às outras entre 2009/2010, o NE obteve o maior crescimento em diária média (14,2%) e Salvador, o maior crescimento de diária média entre as principais capitais (11,2%). Além disso, o maior crescimento em RevPAR também está no NE, com uma porcentagem de 19,2%.

Localizado próximo ao centro histórico e turístico da cidade e a apenas 15km do aeroporto, o empreendimento tem abertura prevista em 2011 e abriga complexo com 2 torres e áreas comuns integradas. A primeira (três estrelas) é indicada para executivos em viagem de negócios com um total de 178 apartamentos de 24m². A segunda (quatro estrelas) é recomendada para atender a demanda de turistas da região e possui 126 apartamentos de 32 m².

O Matiz Salvador está sendo concebido com o máximo de comprometimento com a preservação ambiental e conceitos de sustentabilidade. Para isso, conta com projetos de eficiência energética, aquecimento solar com back up a gás, tratamento e reuso de águas cinzas, aproveitamento de águas de lençol freático e poço artesiano, uso máximo de iluminação natural através de difusores, reguladores de entrada de ar em hidrômetros, eficiência de sistema de climatização e iluminação fotovoltaica em jardins e áreas externas. Além disso, utiliza tecnologia de ponta para redução de custos e otimização dos recursos naturais como, por exemplo, o sistema de automação predial para controle remoto e online dos elevadores, acessos, iluminação, sistemas de climatização e de aquecimento solar e geradores de energia. Possui ainda sensores de presença; aparelhos sanitários com vazão regulada; aeradores nas torneiras, redutores de pressão em chuveiros e duchas. Tudo, sem comprometer a qualidade, os serviços e o conforto dedicados aos hóspedes.

Ao completar seu sétimo ano, a Hotelaria Brasil orgulha-se de ser vista hoje por investidores nacionais e internacionais como modelo e plataforma de negócios. “A estabilidade econômica do país e a crise na Europa favorece investimentos no país, a capacidade de governança corporativa melhora em doses generosas em todos os níveis, a Copa e as Olimpíadas dão fôlego a novos investimentos e as pesquisas dão conta de uma nova geração de empreendedores, nos últimos 12 meses, na proporção de 50 mil milionários, ou seja, um milionário a cada dez minutos. Some-se a isso a estabilidade política, pois seja quem for o próximo governante, o Brasil está alinhado com o sucesso, o crescimento e a riqueza”, diz com entusiasmo o diretor.

Com um olhar atento ao presente, mas sempre antevendo o futuro a rede também aposta nas mídias sociais. Desde o dia 09 de junho a HB marca presença no Twitter, Facebook, Orkut e na Blogosfera. O objetivo desse relacionamento nesse nicho de mercado é estabelecer divulgação de promoções exclusivas, antever tendências, ser um canal de ouvidoria, além de fortalecer as marcas e adequar as diversas ações de marketing. “Estamos enxergando a Hotelaria Brasil com os óculos da perspectiva positiva, vendo o que está à nossa frente, já que o 3D está na moda. Assim, trabalhamos para que a situação de nossa empresa melhore e seja ainda mais próspera“, conclui Albertino.

Perfil- O objetivo da Hotelaria Brasil é buscar novas e crescentes oportunidades em gestão de produtos de hospitalidade - hotéis, condomínios residenciais e comerciais entre outros - com foco nos resultados imediatos e visíveis, tanto para o investidor, quanto para o cliente. É uma administradora multimarcas com bandeiras próprias como Matiz (3 e 4 estrelas) e as internacionais Best Western e Sol Inn. | www.hotelariabrasil.com.br

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