Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/06/2007 - 10:38

Produção de algodão supera expectativa e aumenta em 50% em relação à safra passada


Analistas da Agroconsult visitaram as principais regiões produtoras do Brasil e constataram aumento da área plantada e da produtividade na temporada 2006/2007; safra ultrapassa 1,5 milhão de toneladas.

A produção brasileira de algodão em pluma deverá atingir 1,53 milhão de toneladas na safra 2006/07, um volume 50% superior ao registrado na safra 2005/06. A estimativa é da Agroconsult, que acaba de realizar expedição técnica avaliando as principais regiões produtoras do Brasil. Além de um forte aumento de área plantada (de 28%), com 1,102 milhão de hectares de algodão, a safra 2006/07 também se destaca por bons níveis de produtividade. A produtividade média deve ser de 238 arrobas/ha nesta safra, 17% superior ao obtido na safra passada (204 arrobas/ha).

A projeção atual supera a expectativa de abril, durante o Rally da Safra 2007 - levantamento nacional agrícola realizado pela Agroconsult. A estimativa foi revisada e a produção será 12,6% maior em relação à previsão anterior. Um dos principais fatores é a condição climática favorável nos pólos produtores de algodão.

A expedição técnica da Agroconsult avaliou os estados do Mato Grosso e Bahia com o objetivo de avaliar as condições de lavoura dos principais estados produtores de algodão. No estado do Mato Grosso foram visitadas 21 propriedades nas regiões de Alto Taquari, Alto Garça, Serra da Petrovina, Itiquira, Primavera do Leste, Campo Verde, Lucas do Rio Verde, Diamantino e Sapezal. Na Bahia foram feitas visitas a 13 lavouras localizadas nas regiões de São Desidério e Luis Eduardo Magalhães. A Associação Mato Grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e a Fundação Bahia forneceram apoio logístico durante a expedição. As propriedades visitadas correspondem a 190 mil hectares de algodão, ou 22,8% da área cultivada nos correspondentes estados.

Hoje 93% do algodão cultivado no Brasil é concentrado nas regiões Centro-Oeste e Nordeste. Juntos, os estados do Mato Grosso e Bahia, além de referenciais em tecnologia aplicada no cultivo de algodão, correspondem a 76% do algodão cultivado no Brasil.

Segundo o analista Marcos Rubin, da Agroconsult, coordenador desta etapa do Rally da Safra, as boas condições climáticas estão entre os principais fatores favoráveis a um melhor desempenho da safra 2006/07. “O regime de chuvas foi mais regular. Não houve chuvas excessivas no momento de desenvolvimento das maçãs como na safra 2005/06, quando Mato Grosso e Bahia viram seu potencial produtivo muito reduzido devido a baixeiros de plantas apodrecidos. Já no caso da Bahia, as chuvas este ano foram até mesmo escassas, prejudicando muito o algodão plantado do mês de dezembro em diante”, afirma Rubin.

Produtividade heterogênea - Mato Grosso impressiona pela heterogeneidade entre as regiões visitadas pela Agroconsult. Enquanto nas regiões de Alto Taquari, Itiquira, Serra da Petrovina, Primavera do Leste e Campo Verde, ao sul do estado, as expectativas de produtividade dos produtores são superiores às da safra passada, nas regiões de Sapezal e Campos de Júlio, no oeste, e nas regiões de Sorriso e Sinop, ao norte, a situação é menos favorável. “A heterogeneidade impressiona até mesmo quando avaliamos microrregiões, ou até mesmo uma única propriedade”. Na Bahia as condições de lavoura são mais definidas. O cultivo está nitidamente delimitado pelo calendário de plantio praticado pelo produtor. O algodão plantado em novembro apresenta excelente produtividade, enquanto o plantado de dezembro em diante sofreu muito com a seca de aproximadamente 30 dias em março.

Na avaliação de Marcos Rubin, o bicudo é outra grande batalha que os produtores têm enfrentado no campo. Na região da Serra da Petrovina são realizadas, em média, até 12 aplicações de inseticida para controle do bicudo. A Associação Mato Grossense dos Produtores de Algodão (AMPA) e a Fundação Bahia realizam um forte trabalho de conscientização e treinamento através de seus programas de combate ao bicudo. No estado da Bahia, a pressão do inseto é menor, embora não menos preocupante, o que incentiva os produtores a agirem preventivamente no combate a doença.

Custos da safra 2007/08 - Embora os custos de produção da safra 2006/07 tenham caído em média 10% em relação à safra 2005/06, os custos para a safra 2007/08 já preocupam o produtor. Além dos fertilizantes que, segundo a CONAB, subiram em média 26% para a safra 2007/08 - os custos com salários e óleo diesel – pesam cada vez mais na rentabilidade da cultura. O algodão requer mão-de-obra e uso de maquinário em muito maior quantidade que a soja e o milho. Isso representa um custo elevado. Os custos para manutenção de máquinas, operação de máquinas e mão-de-obra podem representar até 25% dos custos operacionais totais da lavoura.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira