Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2007 - 08:42

Consórcio de Turismo integra roteiros do Nordeste

Em Barreirinhas (MA), porta de entrada do roteiro que une Maranhão, Piauí e Ceará, Marta Suplicy elogia primeiro consórcio brasileiro para desenvolvimento do turismo

A ministra Marta Suplicy elogiou a consolidação do Consórcio Integrado de Turismo, formado pelos governos do Maranhão, Piauí e Ceará para garantir o desenvolvimento sustentável do roteiro Lençóis/Delta/Jericoacoara, que envolve 12 municípios dos três estados. Em reunião com governadores e principais autoridades de Turismo estaduais e municipais, realizada em Barreirinhas (MA), a ministra disse que o consórcio vai agregar valor às comunidades compreendidas no roteiro, além de ser “uma das iniciativas mais importantes já feitas para o crescimento do setor turístico no Nordeste”.

Os três estados nordestinos pretendem impulsionar o roteiro, com mais infra-estrutura, principalmente de aeroportos e estradas. A partir do consórcio, eles pretendem implementar uma Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável. “Isso aqui é ouro em pó”, avaliou Marta Suplicy, classificando a iniciativa do consórcio como “uma luz na cabeça dos três governadores”. Na véspera, ao chegar em São Luís, capital maranhense, a ministra anunciou a liberação de R$ 8 milhões para a construção do aeroporto de Barreirinhas, o segundo do roteiro, depois de Parnaíba.

“Na hora em que começarem a funcionar esses aeroportos, teremos um impacto gigantesco no turismo desses estados, o que transformará esta região num produto de reconhecimento internacional, uma meca para o turismo nacional e estrangeiro”, completou a ministra. Afirmou também que o consórcio, apoiado pelo Sebrae, é uma iniciativa pioneira que pode servir de modelo para outras regiões desenvolverem o turismo de forma sustentada e promovendo a inclusão social.

Os governadores ressaltaram que a recuperação da estrada BR-402, que liga Barreirinhas a Parnaíba, também é essencial. Segundo a ministra, esse recurso já está assegurado pelo governo federal e a união dos estados em consórcio facilitará ainda mais a liberação do dinheiro. Participaram da reunião com a ministra, os governadores do Maranhão, Jackson Lago, do Piauí, Wellington Dias, e o secretário estadual de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, representando o governador Cid Gomes. Além dos dirigentes de Turismo dos 12 municípios envolvidos pelo consórcio. No Piauí, estão incluídos o litoral, o município de Campo Maior e o Baixo Parnaíba; no Maranhão, os Lençóis Maranhenses, o município de Chapadinha e o Baixo Parnaíba; e no Ceará, o litoral de Camocim, Serra da Ibiapaba e os municípios de Sobral e Acaraú.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira