Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2007 - 08:44

Trens ganham dos aviões e dos carros como opção de viagem “verde”


Trilhos para ajudar o meio ambiente durante férias de verão na Europa

Utrecht, Países Baixos - No ano passado as pessoas fizeram mais de dois bilhões de viagens em companhias aéreas de carreira em todo o mundo, um aumento de quatro por cento sobre 2005, de acordo com a International Civil Aviation Organization (Organização de Aviação Civil Internacional). A IATA, a International Air Transport Association, prevê que outros 500 milhões de passageiros viajarão de avião até 2010. Com as aeronaves de jet emitindo 23 quilogramas de CO2 por 100 passageiros-quilômetros, essa é uma grande quantidade de dióxido de carbono sendo despejado na atmosfera. Os carros se saem ligeiramente melhor com um pouco menos de 18 quilogramas, mas os trens se saem bem melhor que os dois, com menos de cinco quilogramas de CO2 por 100 passageiros-quilômetros.

A emissão de dióxido de carbono dos carros e aviões tem uma grande influência na poluição do ar e no aquecimento global. De fato, um relatório do Departamento de Contabilidade Geral dos EUA do início deste ano confirmou esta contribuição para com a mudança do clima e avisou que esta emissão de dióxido de carbono e de gases causadores do efeito estufa irá aumentar com o aumento das viagens por jet comercial em todo o mundo. Embora não possamos esperar que as pessoas parem de viajar de avião, elas podem decidir ajudar a redução da pegada ecológica do carbono durante as viagens de férias. Na Europa, a decisão de viajar de trem ao invés de alugar um carro ou viajar de avião é uma maneira certa de reduzir o impacto ambiental da viagem. O Sr. Ian Byrne, diretor interino da National Energy Foundation, do Reino Unido, concorda.

"Se você estiver preocupado com a sua contribuição para com a mudança climática do mundo", aconselha o Sr. Byrne, "lembre-se de que o trem é sempre uma opção melhor do que o avião. Com a mesma emissão de dióxido de carbono de um vôo de ida de classe econômica de Paris para Berlim, por exemplo, um passageiro de trem poderia ir de Paris para Berlim, depois para Viena, Veneza, Roma e de volta para Paris - e ainda com sobra suficiente para duas viagens de ida de Paris para Amsterdã - para você levar um amigo."

A rede Eurail, que abrange a maior parte de Europa com sua vasta variedade de passes ferroviários flexíveis e econômicos, facilita a viagem "verde". Um passageiro médio da Eurail Global Pass Passenger, por exemplo, viaja mais de 6.500 quilômetros com o passe. Os trens que abrangem esta distância emitem 0,3 toneladas de CO2, enquanto que os carros e os aviões emitem mais que uma tonelada de CO2. Os passageiros podem calcular sua emissão pessoal com as calculadoras de carbono no website CarbonNeutral.Com.

Além dos benefícios ambientais, a viagem de trem pode fazer com que uma viagem seja tão prazerosa quanto o destino final. Os trens arrojados e rápidos da Europa viajam com eficiência do centro de uma cidade para o centro de outra cidade usando o mínimo possível de terra se comparado com a maioria das estradas. Com a pouca presença urbana, os passageiros podem aproveitar um assento de janela para ver castelos de contos de fadas, montanhas com florestas, pequenos vilarejos e cidades movimentadas. E além disso, os trens raramente têm problemas mecânicos ou com o clima, não enfrentam congestionamentos que podem empacar o tráfego aéreo e em terra, e aumentar o desperdício de combustível e aumento dos gases causadores do efeito estufa. Faz sentido viajar de trem sempre que possível.

A Eurail oferece uma ampla variedade de passes ferroviários flexíveis e econômicos. O Eurail Global Pass clássico abrange 18 países e oferece para o passageiro a liberdade para que eles viagem como, quando e durante o período que queiram. Para os que queiram visitar uma quantidade pequena de países, o Eurail Select Pass pode ser personalizado para permitir uma viagem a 3, 4 ou 5 países, desde que seja conectada por ferrovia ou linha marítima. Em resposta à crescente tendência por férias menores em menos países, a Eurail lançou os Eurail Regional Passes, válidos em dois países fronteiriços da Europa, e os Eurail National Passes, permitindo uma profunda descoberta de um único país por trem. Em 2007, a Eurail lançou novos destinos empolgantes para o National Pass incluindo Itália, Portugal e República da Irlanda.

O Eurail Group é composto de 27 ferrovias e linhas marítimas, além de vários parceiros bônus. Para mais informações sobre a Eurail, acesse www.EurailGroup.com . Para compras, acesse www.Eurail.com ou um dos agentes de viagens autorizados da Eurail em todo o mundo: ACP Rail International (eurail-acprail.com); Flight Centre (flightcentre.com); OctopusTravel.com e Rail Europe 4A (raileurope.fr/wheretobuy).

Países da Eurail: os países que participam da oferta Eurail Pass são: Áustria (incluindo Liechtenstein), Bélgica, Bulgária, Croácia, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França (incluindo Mônaco), Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Montenegro, Países Baixos, Noruega, Polônia, Portugal, República da Irlanda, Romênia, Sérvia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça. *Os países participantes variam de acordo com o passe.

*O exemplo dado pela National Energy Foundation é baseado na emissão de CO2 de uma ida à Berlim estimada em 0,38 toneladas, antes de qualquer efeito de força radiativa (que algumas autoridades acreditam ser o equivalente a três vezes mais do que a emissão terrestre). A viagem de trem é baseada em trens elétricos típicos de alta velocidade, sem levar em consideração a emissão bem baixa de CO2 do setor nuclear da França.| Por: PR Newswire

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira