Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

10/09/2010 - 09:38

SBGC promove encontro da gestão do conhecimento e memória corporativa

Com o objetivo de disseminar os benefícios da gestão conhecimento para as organizações, a SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento promove, em São Paulo, no dia 13, um encontro que visa a “Introdução à Gestão do Conhecimento” e discute os diferenciais entre as memórias individual e corporativa. A entrada é franca.

“Somente reter o conhecimento não gera competitividade”, diz André Saito, diretor de Educação da SBGC - Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento. Para ele, o saber precisa ser bem administrado para se transformar em fonte geradora de resultados eficientes. Para difundir conceitos sobre as vantagens da geração de conhecimento, a SBGC realiza, no dia 13 de setembro (segunda), em São Paulo, o “Encontro da Gestão do Conhecimento e Memória Corporativa Estratégica”. O evento é dirigido a profissionais, que desejam contribuir para o compartilhamento, disseminação e criação de conceitos, métodos, técnicas e práticas, que auxiliem pessoas e organizações.

“Numa economia globalizada, como a que vivemos hoje, na qual a tecnologia e a informação são fatores decisivos, a gestão do conhecimento deve ser considerada como estratégia para o sucesso das organizações. São tantas as informações, que um desafios do mundo corporativo é como gerenciar e disseminar esse conhecimento”, defende Saito, que é Ph.D. em Ciência do Conhecimento, coordenador acadêmico da FGV e coordenador do curso de gestão estratégica de pessoas do SENAC.

O especialista será responsável pela primeira palestra do encontro, justamente a que trata da “Introdução à Gestão do Conhecimento”. Segundo ele, trata-se de um sistema que se apoia na geração, codificação, disseminação e na apropriação dos saberes acumulados. “Ter o controle do processo, facilitar o acesso às informações, gerenciá-las e mantê-las integradas à gestão da organização passou a ser um diferencial competitivo”, revela André Saito.

Segundo o diretor da SBGC outro grande desafio do processo é o compartilhamento. “Tendemos a não querer dividir o conhecimento, o que é um erro. Disseminar a troca de informação é o que nos deixa mais ricos e competitivos”, ensina.

A segunda palestra da noite “Conhecimento Interno, diferencial competitivo” será ministrada pela consultora em gestão do conhecimento e memória corporativa Beatriz Azevedo de Castro.

.[ Encontro da gestão do conhecimento e memória corporativa estratégica, de 13 de setembro (segunda-feira), das 19h30 às 21h30, no Espaço Vista Paulista, Rua Vergueiro, 1421 – Torre Sul – 120 andar cj. 1210 – São Paulo (SP). Entrada franca. Informações e inscrições: (11) 3063-4360 ou pelo e-mail [email protected] | http://twitter.com/@linkportal | www.sbgc.org.br].

Fundada em 2001, a SBGC – Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento é uma “Organização da Sociedade Civil de Interesse Público” (OSCIP), cujo objetivo é estimular a Gestão do Conhecimento no Brasil. Com esse fim, a instituição reúne profissionais e organizações em um grande fórum de discussão sobre os temas como: inovação e aprendizagem organizacional, colaboração e redes de valor, inteligência competitiva e de negócios, gestão de capital intelectual, economia criativa e trabalho, dentre outros de relevância para a Gestão do Conhecimento.

Pesquisadores como Ikujiro Nonaka (Japão), Tomas Davenport (EUA) e Karl Sveiby (Suécia) contribuíram com muitos dos conceitos que hoje são a base da Gestão do Conhecimento (Knowledge Management). O sistema ganhou grande impulso, a partir dos anos 90, com a crescente importância do conhecimento como recurso estratégico para a geração de valor agregado a produtos, serviços e processos. Hoje, sua disseminação em empresas brasileiras é fundamental para o desenvolvimento e para a competitividade do País. Entre os benefícios das boas práticas de Gestão do Conhecimento estão: ganhos de produtividade, maior capacidade de inovação, maior agilidade, eficiência, lucratividade, competitividade e sustentabilidade.

Atualmente a SBGC conta com doze unidades regionais nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo, Pernambuco, Santa Catarina, Pernambuco e no Distrito Federal. Entre as suas principais ações está a realização anual do Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento (KM Brasil), o qual congrega os setores acadêmico, público, privado e terceiro setor em torno debates sobre diversos assuntos de interesse estratégico.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira