Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/06/2007 - 08:47

Intel Acelera os Clusters Para Computadores de Alto Desempenho

Santa Clara, Califórnia e Dresden, Alemanha – A Intel Corporation anunciou hoje novas tecnologias que ampliarão e acelerarão o crescimento dos computadores de alto desempenho (HPC) – desde supercomputadores até clusters de primeira linha de tamanho petaflop. O Intel® Cluster Ready e os Intel® Connects Cables ajudam a simplificar o uso e o desenvolvimento do cluster para computadores de alto desempenho, já que o uso de computadores de alto desempenho está se expandindo dos ambientes acadêmicos e científicos, para os principais data centers. Os sistemas cada vez mais clusterizadosequipam uma ampla variedade de atividades, incluindo pesquisas médicas, previsão de tempo, designs gerados em computadores e análises financeiras.

O Intel Cluster Ready é um programa e uma tecnologia que ajuda a simplificar o lançamento, o uso e o gerenciamento de sistemas computacionais clustorizados, ao fornecer uma maneira padronizada e replicável para fabricar clusters e rodar as mais recentes aplicações de alto desempenho. O programa conta com uma especificação que estabelece os padrões mínimos para componentes de software e hardware. Isso permite que os desenvolvedores de software façam a certificação apenas uma vez para muitas plataformas de hardware, acelerando o desenvolvimento e o tempo para o lançamento no mercado.

O Intel Cluster Ready também conta com um processo de registro de software para aplicações HPC compatíveis, além de um processo de certificação de hardware que utiliza o Intel® Cluster Checker. Essa ferramenta verifica os componentes de hardware e software do cluster para assegurar que eles interoperem corretamente. O Intel Cluster Checker também conta com o isolamento de falhas, ajudando a melhorar a detecção precoce de problemas no cluster, que podem diminuir a produtividade e aumentar os gastos com suporte.

“No passado, os compradores de HPC enfrentavam uma crescente fragmentação, além de incertezas, devido à grande mistura de soluções clustorizadas disponíveis” declarou Richard Dracott, gerente geral para Sistemas de Alto Desempenho da Intel. “Com o Intel Cluster Ready, as organizações podem comprar seus clusters com a tranqüilidade de saber que o equipamento e as aplicações foram certificadas para trabalharem bem juntos. Ao invés de investir meses definindo e desenvolvendo o cluster, agora a experiência do comprador está mais parecida com a de comprar um servidor empresarial”.

A Intel também revelou uma nova e inovadora tecnologia que permitirá que organizações fabriquem clusters maiores e com o desempenho melhorado. Os Intel Connects Cables permitem que os clientes da Infiniband e de 10 GbE atinjam taxas de transferência de 20 Gbps e amplia o alcance entre servidores para até 100M. Agora as empresas podem projetar seus clusters de acordo com as suas próprias necessidades empresariais, sem a limitação do comprimento do cabo.

Os Intel Connects Cables resolvem inúmeros problemas que há muito tempo atrapalham as organizações que desenvolvem clusters. Os cabos de cobre, que tradicionalmente eram usados para conectar clusters, tendem a ser pesados e difíceis de instalar, sobrecarregando pisos e racks e criando situações onde o fluxo de ar é bloqueado, afetando negativamente a temperatura dos sistemas. De acordo com os testes internos da Intel, os Intel Connects Cables são 84 por cento mais leves* do que os cabos de cobre, 83 por cento menores* e possuem um raio de curvatura 75% menor. Esses fatores facilitam a instalação e a expansão e criam um melhor fluxo de ar. A natureza compacta dos cabos e a falta de transceptores também reduzem os custos gerais, incluindo os custos de instalação e manutenção.

“Os Intel Connects Cables são uma adição valiosa ao portfólio HPC da Intel”, declarou Dracott. “O tamanho do cluster está diretamente relacionado ao comprimento do cabo, e as companhias estão esperando por uma tecnologia que alivie os desafios para o desenvolvimento de clusters de larga escala. Com seu peso reduzido e com flexibilidade e comprimento sem concorrentes, os Intel Connects Cables ajudarão a fomentar a ampliação dos clusters empresariais e permitirão que as companhias utilizem totalmente as capacidades de supercomputação para aumentar suas habilidades para inovar e competir”.

Inúmeras companhias demonstrarão os Intel Connects Cables na Conferência Internacional de Supercomputação (ISC) em Dresden, incluindo Bull, Ciara, Cisco, Dell, HP, IBM, Mellanox, Microsoft, Qlogic, SGI, Sun, Supermicro, Tektronix, Tyan e Voltaire.

Informações adicionais sobre o Intel Cluster Ready e o Intel Connects Cables estão disponíveis em www.intel.com/go/cluster e em www.intelconnects.com.

A Intel, líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira