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10/09/2010 - 10:05

Bayer CropScience planeja ampliar seus negócios com produtos de alta margem e novas culturas

Friedrich Berschauer passa o comando às mãos de Sandra E. Peterson. Novos produtos para Proteção de Cultivos com potencial de pico de faturamento acima de EUR 1 bilhão. A unidade de negócios BioScience planeja em torno de 18 novos produtos até 2016.

Monheim - A Bayer CropScience pretende manter sua estratégia de crescimento por meio de produtos inovadores de proteção de cultivos, sementes de alta qualidade e traits melhorados de plantas. Para esse fim, a empresa pretende reforçar seu portfólio de Proteção de Cultivos convencional e aumentar a proporção de produtos novos e de alta margem. Na área de sementes e traits, os negócios regionais serão ampliados e será gerado crescimento de longo prazo com novas culturas. A Bayer CropScience pretende buscar parcerias em pesquisa, contratos de licenciamento e novas aquisições para reforçar sua posição estratégica.

A aquisição e posterior integração da Aventis CropScience, em 2002, fizeram da Bayer CropScience uma das empresas mais bem-sucedidas no segmento de ciências agrícolas do mundo nos anos seguintes. As vendas da Bayer CropScience atingiram uma alta histórica de EUR 6,5 bilhões em 2009 e a margem vem melhorando quase continuamente desde a fundação da empresa, afirmou o Professor Dr. Dr. hc Friedrich Berschauer, Presidente do Conselho de Administração da Bayer CropScience desde 2004 e que se aposentará em 1º de outubro.

Friedrich Berschauer passa o comando às mãos de Sandra E. Peterson - A partir de 1º de outubro, o Professor Berschauer será sucedido por Sandra E. Peterson, que ingressou no Conselho de Administração da Bayer CropScience em 1º de julho. Sandra é norte-americana, fazia parte do Comitê Executivo da Bayer HealthCare desde maio de 2005 e, mais recentemente, liderou a divisão Diabetes Care, que integra a unidade Medical Care. "Temos uma oportunidade de ouro para nos posicionarmos de forma a prosperar no dinâmico mercado agrícola ao melhorar nossas principais competências, ao continuar oferecendo novas tecnologias e soluções otimizadas aos nossos clientes e ao nos estabelecermos em regiões emergentes e estratégicas", disse Peterson, em sua apresentação. A visão estratégica e empresarial de Friedrich Berschauer colocaram a empresa em uma posição forte e ela agora está bem preparada para os desafios futuros, acrescentou.

Desde 2002, as vendas aumentaram aproximadamente na média de 5% ao ano, enquanto a margem EBITDA cresceu para 23,2% em 2009. "Não foi apenas o sucesso de nossos produtos no mercado que contribuiu para isso acontecer, mas também nossa rigorosa gestão de custos", explicou Berschauer. Ele ainda chamou a atenção para as incertezas do mercado, porém, acrescentou: "o setor agrícola também está sujeito aos seus próprios ciclos econômicos".

O negócio Proteção de Cultivos teve desempenho mais fraco no primeiro semestre de 2010 - A indústria teve um começo difícil em 2010, após o longo inverno com fortes nevascas no Hemisfério Norte. No entanto, o mercado já se recuperou um pouco no geral. Além disso, como resultado da recuperação econômica global, as condições de financiamento para os agricultores também melhoraram em muitas regiões, afirmou Berschauer. Entretanto, o mercado de herbicidas continua a sofrer com o excesso de capacidade e com a queda dos preços do glifosato. As vendas da empresa no primeiro semestre caíram nos segmentos de fungicidas e tratamentos de sementes, área em que a Bayer CropScience é líder mundial.

Desenvolvimento positivo dos negócios de Environmental Science e BioScience - Em contrapartida, a unidade BioScience registou um crescimento considerável no exercício de 2009 e a Environmental Science também obteve uma expansão significativa. Este forte crescimento, entretanto, não foi suficiente para compensar o declínio em nosso negócio de Proteção de Cultivos. As vendas da Bayer CropScience caíram cerca de 3% no geral no primeiro semestre de 2010. Segundo Berschauer: "O primeiro semestre do ano foi desapontador para a Bayer CropScience. Como informado durante a divulgação dos nossos resultados no primeiro semestre, prevemos que, desde que as condições do mercado voltem ao normal, as vendas decairiam ligeiramente de modo geral em 2010, após ajuste da taxa de câmbio e do portfólio, e que teríamos uma queda significativa no nosso EBITDA antes dos itens especiais".

Isto não terá impacto, no entanto, nas perspectivas de negócios de médio e longo prazo, que permanecerão muito positivas. A demanda por alimentos de alta qualidade e por ração animal, além de energias renováveis e por fibras vegetais, continua aumentando. O setor agrícola está enfrentando condições cada vez mais difíceis em consequência da mudança climática. Berschauer chamou a atenção para as crescentes flutuações de oferta e demanda e para o clima cada vez mais imprevisível.

Criando uma segunda revolução verde, com tecnologia e inovação - Berschauer reiterou seus apelos para uma segunda revolução verde: "Não apenas pesquisas agrícolas e inovações tecnológicas, mas também aspectos relacionados à infraestrutura, ao mercado e aspectos econômicos, além de fatores políticos e sociais, devem ser interligados e coordenados. Só então o abastecimento global de alimentos e outros produtos agrícolas, por preços acessíveis e em qualidade suficientemente elevada, poderão ser salvaguardados".

A Bayer CropScience acredita que está bem posicionada neste ambiente, com suas soluções integradas para a agricultura que vão desde o plantio até a colheita. Além dos novos ingredientes ativos que tiveram de ser introduzidos no mercado apenas devido ao desenvolvimento de resistência entre pragas e plantas daninhas e para combater novas doenças, a proteção climática e questões de sustentabilidade também estão tendo um papel cada vez mais importante.

Novos ingredientes ativos com potencial de faturamento superior a EUR 1 bilhão - Bayer CropScience pretende ajudar a salvaguardar as colheitas e a aumentar o rendimento com a sua nova geração de ingredientes ativos ambientalmente amigáveis. A empresa prevê um potencial de pico global de vendas superior a EUR 1 bilhão a partir de produtos à base de seis novas substâncias que planeja lançar entre 2010 e 2012.

Entre os novos ingredientes ativos estão três fungicidas de uma nova geração de inibidores da cadeia respiratória de fungos: Aviator® Xpro™ (bixafen), Luna® (fluopyram) e Emesto™, respectivamente Emerion™ (penflufen), que será lançado no mercado em 2012 na forma de tratamento de semente, um método de proteção de cultivos amigável ao ambiente. Outro ingrediente ativo exemplar e inovador derivado da pesquisa da Bayer CropScience é o novo fungicida Routine® (ingrediente ativo: isotianil) para combater a brusone, a doença do arroz mais economicamente importante do mundo.

Cerca de 18 novos produtos da BioScience até 2016 - A Bayer CropScience também vê grande potencial de crescimento em seus negócios com Sementes e Traits. Como líder mundial do em diversos cultivos, incluindo sementes de algodão, a empresa é capaz de recorrer à sua expertise para expandir seu negócio. Cerca de 18 novos produtos estão programados para serem lançados até 2016. Por exemplo, sementes de algodão que são resultado de pesquisa da própria Bayer CropScience, sendo resistentes ao herbicida glifosato e que serão comercializadas nos Estados Unidos já no ano que vem.

A cana-de-açúcar também foi acrescentada ao portfólio. A Bayer CropScience está trabalhando com o CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) no Brasil, principal instituto do mundo para esta cultura, para desenvolver novas variedades para a produção de etanol com teor mais alto de açúcar.

A Bayer CropScience já acrescentou às diversas parcerias de pesquisa e licenciamento que a empresa vem fechando um acordo com a Chinese Oil Crops Research Institute (OCRI) para desenvolver novas variedades de colza. A Bayer CropScience já fechou cerca de 80 projetos de parceria deste tipo.

Na área de Environmental Science, seu negócio com produtos para aplicações não-agrícolas, a Bayer CropScience também pretende oferecer aos seus clientes soluções inovadoras e sustentáveis e reforçar sua posição de liderança no mundo nos mercados profissionais.

Além disso, a empresa tem um projeto estratégico para o controle da malária. Quase metade da população do mundo vive em regiões onde há alto risco de se contrair a doença. A Bayer CropScience e a Bayer Technology Services desenvolveram conjuntamente de uma nova geração de telas mosquiteiras que será lançada no mercado no ano que vem sob o nome de LifeNet®.

Perfil- A Bayer é uma empresa global cujas principais competências são cuidados de saúde, nutrição e materiais de alta tecnologia. A Bayer CropScience AG, uma subsidiária da Bayer AG com faturamento anual em torno de EUR 6,5 bilhões (2009), é uma das líderes em desenvolvimento científico agrícola inovador nas áreas de crop protection, controle de pragas não-agrícolas, sementes e traits. A empresa oferece uma excelente gama de produtos e extensivos serviços de apoio para uma agricultura moderna e sustentável e para aplicações não-agrícolas. A Bayer CropScience conta com uma força de trabalho global de mais de 18,7 mil colaboradores e é representada em mais de 120 países. | www.press.bayercropscience.com.

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