Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2010 - 08:53

Fórum ADEMI Bahia promove ciclo de debates e Maratona Universitária de Ideias no Salão de Negócios Imobiliários

Este ano, uma das grandes novidades do Salão de Negócios Imobiliários - que acontece entre os dias 15 e 19 de setembro (quarta a sábado) no Centro de Convenções - é o I Fórum ADEMI Bahia. A ação engloba dois eventos importantes: o ciclo de debates, mediado pela jornalista Denny Fingergut, sobre o tema central “Passado e Futuro da Arquitetura e Urbanismo da Bahia” e a “Maratona Universitária de Ideias”.

Passado e Futuro da Arquitetura e Urbanismo da Bahia - O ciclo de palestras e debates será realizado nos dias 16 e 17, com inscrições e vagas limitadas. No dia 16/09, às 18h30, o arquiteto Antonio Caramelo irá tratar sobre os projetos contemporâneos de Salvador. Em seguida, às 19h20, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, Paulo Damasceno, fará uma abordagem sobre a sustentabilidade e o desenvolvimento local. Às 20h, haverá uma mesa redonda composta pelos debatedores Carlos Amorim (Superintendente do IPHAN-BA), Francisco Senna (arquiteto), Analdino Lisboa (arquiteto), Nilson Sarti (presidente da ADEMI-BA).

Dia 17/09, às 18h30, o Superintendente do IPHAN-BA, Carlos Amorim, irá tratar sobre o futuro de Salvador. Às 19h20 será a vez do arquiteto Francisco Senna falar sobre a evolução física da capital baiana. O encontro será encerrado às 20h com uma mesa redonda que terá a participação dos debatedores Paulo Damasceno (Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente), Luiz Antunes Nery (Superintendente Meio Ambiente), Antonio Caramelo (arquiteto) e Beatriz Lima (Coordenadora Geral do Escritório de Referência do Centro Antigo).

Perfil dos palestrantes do Fórum Ademi Bahia>: Carlos Antonio Pereira Amorim - Bacharel em Direito e administrador, o atual superintendente do IPHAN na Bahia é diretor representante dos Superintendentes Estaduais na Diretoria Geral do IPHAN em Brasília.

Atuou na coordenação da reforma administrativa e de normas de preservação do patrimônio cultural do Programa de Revitalização do Centro Histórico de Salvador. Foi, ainda, coordenador do Projeto Legislação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia/Assembleia Legislativa da Bahia, em parceria com a arquiteta Márcia Sant’Anna.

Francisco Soares Senna - O arquiteto graduado pela Universidade Federal da Bahia é especialista em conservação e restauração de monumentos e conjuntos históricos. É professor da disciplina História e Teoria da Arquitetura da UFBA.

Antonio Caramelo - Arquiteto baiano, Caramelo atuou ao longo dos seus 40 anos de profissão nas áreas de construção civil, planejamento urbano e projetos arquitetônicos com predominância em Salvador e várias cidades, entre as quais Manaus, Belém, Cuiabá, Campo Grande, Fortaleza, Aracaju, Recife, Belo Horizonte, Uberlândia, Goiânia, Brasília, São Paulo, Ribeirão Preto, Campinas, São José dos Campos, Londrina, Curitiba. Detentor de vários prêmios, já desenvolveu projetos de shoppings, hotéis, hospitais, clubes, indústrias, centros comerciais e médicos, agências bancárias e de viagens, complexos rodoviários, empreendimentos de lazer e comerciais, urbanizações, clínicas, sedes de empresas, multiplex´s, edifícios residenciais e multiusos.

Paulo Sérgio Damasceno Silva- Jurista especializado em Direto do Trabalho e Previdência Social e mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFBa), Paulo Sérgio Damasceno Silva é o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (Sedham). Com vasta atuação em órgãos públicos, ele também é docente dos cursos de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e da Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologia (Facet).

Maratona Universitária de Ideias - Em comemoração aos seus 35 anos, a ADEMI-BA promove a “Maratona Universitária de Ideias”, que acontecerá no Espaço Universitário do Forum ADEMI Bahia, com o objetivo de mobilizar os estudantes de Arquitetura e Engenharia Civil de Salvador a superar desafios e encontrar soluções para o setor imobiliário local.

A participação é gratuita e está limitada a 10 alunos por universidade, matriculados a partir do terceiro semestre na UFBA, UNIFACS e Unijorge, instituições apoiadoras do projeto.

Serão formadas seis equipes com no máximo cinco alunos, definidas através de sorteio no dia 15 de setembro, às 17 horas, no Espaço Universitário montado no Centro de Convenções da Bahia. A partir daí, os temas serão sorteados pela Comissão Organizadora e discutidos pelos professores orientadores da Maratona antes de ser iniciado o trabalho.

Todas as ideias produzidas pelas equipes contarão com acompanhamento de monitores e, após a conclusão da Maratona, os projetos serão entregues à Prefeitura do Salvador em solenidade posterior ao evento, também com a participação dos estudantes. Para completar, os alunos participantes serão cadastrados na ADEMI para futuros estágios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira