Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/09/2010 - 09:02

As altas temperaturas do verão exigem atenção e cuidados especiais na produção de frangos de corte

Estudos da Oklahoma State University demonstram que além de melhorar desempenho, aditivo da empresa Phibro Animal Health, diminui o efeito negativo do stress por calor, reduzindo as perdas na produção de frangos de corte.

A produção de frangos de corte nos países de clima tropical se depara com um grande desafio durante os períodos quentes do ano, desafio este que gera um problema que o produtor invariavelmente não consegue evitar: o stress por calor. Lotes de frangos de corte submetidos a temperaturas acima da zona de conforto, apresentam desempenho deficiente e maiores taxas de mortalidade. O consumo de ração diminui e parte da energia que deveria ser usada para formação de carne é desperdiçada para dissipação do excesso de calor corporal, resultando em aves com crescimento atrasado e em perdas econômicas para o produtor.

Segundo Maria Aparecida Melo de Almeida, Gerente Técnica para avicultura da Phibro, o stress por calor ocorre mais frequentemente quando temperaturas ambientes acima da zona de conforto das aves associam-se a uma alta umidade relativa do ar, dificultando a dissipação do calor acumulado pelo organismo. “As aves respondem a essa condição de stress com mecanismos fisiológicos com o objetivo de eliminar o excesso de calor, e, como conseqüência disto, ocorrem significativas perdas de produtividade”.

Para Maria Aparecida, os processos de melhoramento genético dos frangos de corte trazem como benefício uma maior produtividade. As aves resultantes de tais melhoramentos, no entanto, tem um metabolismo mais intenso, que gera uma maior produção de calor que, em determinadas condições, leva a perdas de produtividade. “Mesmo que nossos produtores atualmente tenham instalações de bom nível e proporcionem um manejo adequado aos frangos de corte, dificilmente deixam de ter problemas com os efeitos negativos do stress causado pelo calor”, explica.

Estudos conduzidos pelo Dr. Robert Teeter, PhD da Universidade de Oklahoma, usando frangos de corte submetidos a condições climáticas altamente estressantes, demonstram que além dos benefícios como melhorador de desempenho, a virginiamicina, componente básico de Stafac - desenvolvido pela Phibro, apresenta resultado significativo na diminuição dos efeitos negativos de stress por calor.

Perfil- Stafac contém Virginiamicina, molécula exclusiva da Phibro – fabricada no Brasil e exportada para mais de 60 países. Stafac é um antimicrobiano não absorvido pelo organismo, e que não requer período de retirada por não deixar resíduos na carne. Virginiamicina tem efeito bactericida contra microrganismos Gram-positivos causadores de inflamação da parede intestinal e que consomem parte dos nutrientes ingeridos pelas aves.

Stafac modula a função digestiva, reduzindo a velocidade de passagem do alimento no trato intestinal, permitindo um maior tempo para a absorção dos nutrientes.

Perfil- A Phibro é líder global na produção desde os princípios ativos até as fórmulas finais de uma série de aditivos para nutrição e saúde de aves, bovinos e suínos. Formulações à base de virginiamicina representam a parte mais ampla de seu portfólio. Virginiamicina é eficiente e segura para várias espécies animais, e seu uso não representa nenhum risco para o homem e para o meio ambiente. No Brasil, a Phibro tem unidades em Guarulhos (SP) – a única fábrica no Brasil em sua área de especialidade certificada pelo FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos – e em Bragança Paulista (SP), onde está a Planalquímica Industrial, especializada em síntese de nicarbazina de alta pureza e na fabricação de produtos à base desta molécula.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira