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14/09/2010 - 09:22

GDK apresenta case na Rio Oil & Gas 2010

Empresa aplica método inovador na construção do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté.

A GDK SA, uma das empresas líderes no mercado nacional nas áreas de Construção e Montagem, participará da Rio Oil & Gas 2010 – que acontece de 13 a 16 de setembro no Riocentro, no Rio de Janeiro. Entre as novidades que a empresa apresentará na feira está o case “Novos métodos construtivos e incorporação de técnicas offshore em dutos terrestres”. Trata-se da execução, por meio de um método inovador, de travessias do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté (Gastau), da Petrobras, que escoa o gás natural do Campo de Mexilhão, situado na Bacia de Santos.

Os esforços da Petrobras nos últimos anos para dotar o país de uma rede integrada de gasodutos vêm contribuindo para o desenvolvimento tecnológico da engenharia de construção de dutos no Brasil. Nesse sentido, a GDK tem marcado presença na superação dos desafios nesse segmento, e a obra do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté se destaca como uma nova referência.

Para executar a tarefa, a GDK aplicou técnicas e procedimentos diferenciados que permitiram superar as dificuldades inerentes à montagem da nova linha em faixa já ocupada por vários dutos de grande porte em operação.

O Gastau, no trecho do Vale do Paraíba, além de cruzar 40 estradas e 30 cursos d´água em menos de 40km, exigiu transpor também as principais autopistas da Região Sudeste, represas e cinco rios de grande porte – entre eles, o Rio Paraíba do Sul, um ponto crítico e vital para o atendimento ao cronograma do empreendimento.

Após estudo e pesquisa, a GDK concebeu uma solução de engenharia construtiva que associou a experiência e as técnicas por ela desenvolvidas na execução de obras de dutos offshore, pelo método string and lay, e, ainda, utilizou de forma pioneira na história da construção de dutos terrestres no Brasil o processo de pós-enterramento da coluna no trecho subfluvial, trazendo ao empreendimento um equipamento de última geração do tipo post-trenching machine. Um detalhado estudo de engenharia foi elaborado para definir e dimensionar a geometria mais adequada para a coluna, os detalhes dos procedimentos de montagem e equipamentos associados, os sistemas de flutuação e posterior posicionamento da coluna e, finalmente, o enterramento da mesma em sua posição final.

A solução inovadora combinou técnicas de travessias terrestres com a tecnologia aplicada em dutos offshore, lançando-se a coluna correspondente ao rio em regime de flutuação controlada e seu posterior abaixamento e enterramento com equipamento post-trenching. Tal método possibilitou superar esse obstáculo em condições totalmente controladas, com segurança e em prazo substancialmente menor do que o usual, estabelecendo um novo paradigma executivo nesse tipo de travessia.

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