Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2010 - 09:22

Fusões e Aquisições no setor de Petróleo e Gás crescem mais de 160% e batem novo recorde de transações

Rio de Janeiro– O número de fusões e aquisições no setor de Petróleo e Gás no Brasil atingiu recorde histórico no primeiro semestre do ano, de acordo com levantamento da KPMG. De janeiro a junho, foram realizadas 21 transações contra oito em todo o ano de 2009, resultando em um crescimento de 162% no número de operações. Este cenário demonstra um aquecimento robusto no movimento de F&A no setor, atingindo em apenas seis meses um recorde. O último registro de movimentação relevante foi em 2002, com 26 transações no ano.

“Com a expectativa de crescimento das reservas brasileiras através do pré-sal e os investimentos associados a exploração dessas reservas, o Brasil passa a ser um dos mercados mais atraentes para F&A no setor de Petróleo e Gás”, afirma Paulo Guilherme Coimbra, diretor da área de Corporate Finance da KPMG no Brasil e especialista no segmento.

O resultado positivo do último semestre está alinhado com o novo panorama que se desenha para o setor no Brasil, com perspectivas positivas de exploração do pré-sal que reflete uma ampliação do interesse das empresas em concretizar negócios. Do total de 21 transações, 13 foram realizadas por companhias brasileiras adquirindo outras brasileiras ou estrangeiras (domésticas, CB2 e CB3), com destaque para Petrobras e companhias fornecedoras de máquinas e equipamentos e prestadores de serviços. Grandes petroleiras internacionais também mostraram apetite e fizeram aquisições nesse período.

No sentido contrário, foram acordadas oito operações de estrangeiros comprando companhias brasileiras (CB1, CB4 e CB5). Mesmo com este atual cenário de F&A no qual o Brasil está sendo puxado pelas empresas brasileiras, o país continua na rota de investimentos de grupos estrangeiros como, por exemplo, Sinochem, Shell, Total e Sonangol.

“O setor está passando por um processo consolidação, e envolve principalmente fornecedores de máquinas e equipamentos e prestadores de serviços da indústria. A maioria das transações realizadas neste período foi por empresas deste perfil e a tendência é que esse movimento continue”, conclui Coimbra.

Classificação dos tipos de transações.: Transações Domésticas: entre empresas de capital brasileiro - CB1: Empresa de capital estrangeiro adquirindo, de brasileiros, empresa de capital brasileiro estabelecida no país.

CB2: Empresa de capital brasileiro adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no exterior.

CB3: Empresa de capital brasileiro adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no Brasil.

CB4: Empresa de capital estrangeiro adquirindo, de estrangeiros, empresa de capital estrangeiro estabelecida no Brasil.

CB5: Empresa de capital estrangeiro adquirindo, de brasileiros, empresa de capital brasileiro estabelecida no exterior.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira