Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2010 - 10:05

Produção de pescado


De acordo com dados oficiais, em 2007 o Brasil produziu 1,07 bilhão de toneladas de pescado, incluindo a pesca extrativa marinha e continental, bem como a aquicultura marinha e continental. Tal volume de produção reflete um faturamento estimado de R$ 3,6 bilhões, colocando o país como 27º produtor em termos mundiais.

O consumo de pescado no Brasil varia muito conforme a localidade. Na região amazônica, supera 30 kg/habitante.ano, enquanto em outros estados, como Minas Gerais e Tocantins, o consumo médio não alcança 5 kg/habitante.ano. Assim, o país dispõe de amplo espaço a ser conquistado.

Qualidade do pescado - A qualidade do pescado está associada principalmente ao atributo frescor, que depende de ações ao longo de toda sua cadeia produtiva, ou seja, do momento da captura ou da despesca (no caso da aquicultura) até a mesa do consumidor. O principal aspecto é o cuidado com a manipulação, que deve ser adequada, seguindo os preceitos higiênico-sanitários para o local de manipulação, assim como para o manipulador, explica Rúbia Yuri Tomita, pesquisadora do Instituto de Pesca.

Além disso, a cadeia do frio deve ser observada com rigor, pois em nosso país, tropical, esse fator é preponderante em termos da depreciação da qualidade do pescado através dos processos de deterioração, além de propiciar ambiente altamente favorável ao desenvolvimento de micro-organismos que também atuam nos processos de deterioração ou transmitem doenças ao homem. Assim, o cuidado higiênico-sanitário e a refrigeração adequada ao longo de toda a cadeia produtiva são os dois elementos básicos e fundamentais, que podem reverter em ganho e agregação de valor, mantendo a qualidade do produto ofertado ao consumidor, e que necessitam de baixo investimento.

A cidade de Santos (SP) será palco do “IV SIMCOPE” (Simpósio de Controle do Pescado) e da “Reunião Regional da Rede Pan-americana de Inspeção, Controle de Qualidade e Tecnologia de Produtos Pesqueiros”, eventos que focalizarão a qualidade de peixes, moluscos e crustáceos em todos os níveis da cadeia produtiva.

O consumo de peixes no Brasil ainda está muito abaixo da média recomendada pela FAO, braço da ONU para a Agricultura e Alimentação. O nível se estabilizou nos últimos anos em 7 kg per capita por ano, mas poderia ser pelo menos o dobro, caso a qualidade dos produtos que o brasileiro encontra nos supermercados, feiras-livres e peixarias fosse melhor. As diversas nuances desse problema – comum em muitos países da América Latina – serão discutidas entre 20 e 24 de setembro de 2010. O local é o Hotel Parque Balneário. [www.simcope.com.br]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira