Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2010 - 10:25

Inversão Íntima

Aos 81 anos, Adele Weber lança seu sexto livro durante um coquetel entremeado com a leitura de alguns dos seus poemas por ela mesma e os poetas Claudia Roquete-Pinto, Suzana Vargas, Helena Ortiz, Jacinto Fabio Corrêa, Lila Maia, Maria Dolores Wanderley e Márcia Cavendish Wanderley. O lançamento será dia 18 de setembro de 2010 (sábado), a partir das 16h, na Estação das Letras – Rua Marquês de Abrantes, 177, lojas 107 e 108, Flamengo, RJ. O livro estará à venda no local (R$15,00).

Em Inversão Íntima, Adele oferece aos leitores o que há de mais sofisticado em sua poética: a capacidade de síntese, a busca pelo tamanho exato e necessário de versos e poemas. Dividido em cinco partes, ou cinco capítulos onde as poesias se relacionam por assuntos específicos, como se fossem vários livros em um.

A autora - Adele Weber nasceu em Santos, SP (1929). Seu interesse pela poesia começou nos tempos de ginásio em Casa Branca, no interior paulista. Dos poetas românticos do início do século, o lusitano Fernando Pessoa e os brasileiros João Cabral de Melo Neto e Carlos Drummond de Andrade, além dos atuais Alexei Bueno e Paulo Henriques Britto, ela elegeu como seu preferido o poeta, crítico, ensaísta e dramaturgo norte- americano T. S. Eliot, como aquele que a inspirou em sua primeira poesia “Para T.S.Eliot” (pág. 93 do novo livro Inversão Íntima) e na última publicação – Fragmentos de Eliot.

Formada em 1952, por mais de 50 anos Adele foi arquiteta dedicada aos projetos da UFRJ, Uni-Rio e UFF. Em 1980 iniciou a atividade literária na OLAC – Oficina Literária Afrânio Coutinho e já aposentada, num curso de poesia com Suzana Vargas, onde, já na segunda aula, teve que fazer uma poesia, e assim Adele começou sua carreira de poeta. Depois disso percebeu, nas travessias da ponte de Niterói, que seu olhar já não era para a cidade do Rio de Janeiro, e sim para os guindastes do Cais do Porto e suas luzes de vigília. Pensando nessas imagens, criou frases e mais frases, até elaborar versos, nascendo assim sua primeira criação inteiramente pessoal, o poema Guindastes do Porto, publicada no seu último livro.

Casada há 53 anos com Cláudio Moura; divide seu tempo entre o Rio de Janeiro e Araras (região serrana do RJ), onde cuida de árvores, plantas, além dos seus cachorros e jabutis. Da natureza e observação dos pássaros absorve material que transforma em poemas para serem lidos com o coração.

Seu primeiro poema foi publicado no jornal literário Verve, em abril de 1991. Daí em diante, não parou mais de escrever. Já tem cinco livros publicados, ganhou dois prêmios de poesia no Concurso Literário Stanislaw Ponte Preta, sendo o primeiro lugar em 1994 com o poema “Na Lagoa” e menção especial em 1995; e na seção Poesia Brasileira Contemporânea da revista Poesia Sempre da Biblioteca Nacional, onde teve quatro poemas publicados (Ano 6, no. 9, 1998, p.227); além do jornal Panorama, que dedicou uma página ao lançamento de seu novo livro (edição 70, julho/2010, p.5). Atualmente, participa de um grupo de poetas que se reúne quinzenalmente, e que farão, com ela, a leitura de seus poemas durante o lançamento de Inversão Íntima.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira