Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2010 - 10:25

Teatro traduzido em fotos


Cláudia Versiani lança ensaio fotográfico inspirado na montagem de Amir Haddad para Bodas de Sangue.

A fotógrafa e jornalista Cláudia Versiani usou seu olhar sensível para registrar momentos do espetáculo Bodas de Sangue. O resultado pode ser conferido dia 18 de setembro (sábado), no lançamento do livro Bodas de Sangue: a construção e o espetáculo de Amir Haddad (Booklink, R$50), no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico. Na ocasião, o diretor Amir Haddad e o elenco vão apresentar músicas e danças do espetáculo, com participação do público.

O livro é um ensaio fotográfico, numa espécie de caixa-envelope que acondiciona 24 lâminas com imagens captadas durante ensaios e espetáculos do clássico de Garcia Lorca, dirigido por Amir Haddad e interpretado por atrizes como Letícia Spiller, Tereza Seiblitz, Catarina Abdalla e grande elenco.

Bodas de Sangue: a construção e o espetáculo de Amir Haddad foi editado em parceria com o Espaço Tom Jobim. As fotos, feitas com uma Lumix Digital, vão além do simples registro, e ganham status de arte. A fotógrafa usou e abusou de cores saturadas e imagens que remetem a um tom onírico. Cláudia Versiani fez também as fotos do cartaz, do programa e dos convites da montagem. Segundo Versiani, o trabalho procura “documentar a procissão dionisíaca comandada por Amir Haddad, captar as expressões, os olhares, os movimentos, as danças e a originalidade do processo criativo”. Cada foto é sublinhada por pensamentos de Amir Haddad sobre teatro, expressos durante a preparação da peça.

Foi também Haddad quem escreveu o prefácio do livro, no qual relata que "enquanto estava processando o modo de trabalhar com os atores, acompanhando e estimulando seus processos criativos, Cláudia Versiani, quase que anonimamente, educada e sensivelmente flagrava instantes desses momentos”. O diretor disse que o resultado é um trabalho primoroso. “Fiquei encantado”, festeja.

Bodas de Sangue foi a primeira peça em temporada no Espaço Tom Jobim, e ficou em cartaz no primeiro trimestre de 2009.

Livro é lançado no teatro onde Amir Haddad encena novo espetáculo - Como diretor convidado do Espaço Tom Jobim, Amir Haddad tem realizado, por dois anos consecutivos, oficinas para reciclagem de atores profissionais, que culminam na montagem de uma peça. Ao adquirir o livro Bodas de Sangue: a construção e o espetáculo de Amir Haddad, o convidado receberá dois ingressos para assistir, logo em seguida, ao novo espetáculo do diretor, em cartaz no local: Escola de Molières, coletânea de cenas de peças de um dos maiores ícones do teatro ocidental, Molière.

Perfil- Jornalista e fotógrafa, Cláudia Versiani, professora no curso de Comunicação Social da PUC - Rio, começou a fotografar profissionalmente quando foi editora de turismo de um jornal carioca. Como jornalista e fotógrafa, viajou por mais de vinte países. Tem textos e fotos publicados em diversos jornais e revistas, como O Globo, Jornal do Brasil, Playboy, Vip, Manchete, Geográfica Universal, Cláudia, Gula, Seleções, etc. Sua exposição individual (“Diário de Viagem – Paris”, na Maison de France) foi apontada pela Revista Programa, do Jornal do Brasil, como um dos destaques da temporada. Também escritora, Versiani, lançou em dezembro último o livro de crônicas Os homens de nossas vidas – o que as mulheres conversam no banheiro.

Bodas de Sangue: a Construção e o espetáculo de Amir Haddad (Booklink, R$50),dia 18 de setembro (sábado), às 18h30, no Espaço Tom Jobim – saguão, Rua Jardim Botânico, 1.008 – Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ). Tel.: (21)3874-0594. Entrada franca. Estacionamento no local. A aquisição do livro dará direito a dois ingressos para Escola de Molières, novo espetáculo de Amir Haddad em cartaz no Espaço Tom Jobim.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira