Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/09/2010 - 10:55

Congresso reúne palestrantes do Brasil e exterior

Febraban confirma palestrantes e debatedores para XI edição do Congresso de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos.

A Federação Brasileira de Bancos – Febraban – confirmou os primeiros nomes de palestrantes que participarão da série de debates e painéis durante a XI edição do seu evento anual, o Congresso de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos, que será realizado em São Paulo, nos dias 5, 6 e 7 de outubro. Na edição de 2009, o congresso reuniu 550 congressistas, e se tornou o maior evento brasileiro dessas três áreas.

Para a edição de 2010, a Febraban anuncia a presença do keynote speaker internacional Erich Schumann (foto), diretor e fundador da GAP (Global Atlantic Partners), consultoria norte americana, com atuação global e especializada em consultoria de riscos, governança corporativa e de processos de negócios; auditoria interna e prevenção a fraudes. A GAP possui 44 clientes transnacionais, sendo – ao menos - 30 grandes instituições financeiras (bancos, seguradoras e corretoras internacionais), além de companhias como Wells Fargo, Timberland (roupas e produtos para esportes) entre outras.

Ao lado do debatedor Edmundo Augusto Chamon (diretor adjunto da Comissão de Auditoria Interna da Febraban e superintendente Nacional de Auditoria Geral da Caixa Econômica Federal), Schumann apresentará a interação entre as três áreas representadas no congresso tratando fronteiras de ação, evitando gaps de cobertura ou sobreposições, na busca de uma visão integrada de riscos.

Inteligência integrada no combate a ações ilícitas - O evento também terá palestra com Antonio Gustavo Rodrigues, presidente do COAF – Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Ele participará dos debates sobre o fluxo internacional de financiamento a ações ilícitas, abordando aspectos de prevenção a lavagem de dinheiro e o relatório do GAFI (Grupo de Ações Financeiras) sobre o Brasil, e questões de financiamento ao terrorismo. Seu painel também aborda ações desenvolvidas pela inteligência internacional.

Outro painel de destaque será o intitulado: “O Brasil como novo pólo de investimento - visão de riscos para o sistema financeiro”, a cargo de Paulo de Sousa Oliveira Junior, diretor geral da associação BRAIN (Brasil Investimentos & Negócios - destinada a consolidar o Brasil como centro de investimentos e negócios).

Basiléia - As mudanças e novas propostas ao acordo internacional de Basiléia ocasionadas em função da crise econômica global de 2008/09 também serão motivo central de painéis no Congresso Febraban. A palestra “Novos requisitos de Basiléia” será feita pelo próprio coordenador da subcomissão de Novos Requisitos de Basiléia, Ricardo Fuscaldi. Enquanto o tema “Candidatura aos modelos internos de Basiléia” será liderado por Marco Antônio Varela, gerente executivo da Caixa Econômica Federal.

Além deles o evento contará com palestras e debates com Gilberto Mifano, presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e muitos outros especialistas de instituições financeiras, como: Fabio Barbosa, presidente da Febraban e presidente do Santander no Brasil; José Petronilho Sobrinho, executivo da área de Compliance do Bradesco; Fernando Ribeiro, diretor setorial da Comissão de Compliance da Febraban e diretor de Compliance do Santander. Também participarão do evento Silvana Mesquita, coordenadora adjunta da subcomissão de PLD da Febraban e Osvaldo de Assis, diretor executivo da Febraban.

Temas - Para este ano, os organizadores confirmam que os seguintes temas também estão pautados para as sessões de palestras e debates: análise de risco de crédito; gestão de risco operacional; riscos de mercado e liquidez; ética e compliance e a cultura ética – compliance e educação empresarial.

Outros painéis confirmados terão como temas a governança corporativa; a interação entre as áreas de auditoria interna, compliance e gestão de riscos; além das expectativas e opiniões que os conselhos de administração das maiores corporações brasileiras têm dessas áreas.

Oito patrocinadores - O XI Congresso de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos já reúne o patrocínio de oito instituições, empresas e consultorias internacionais, além de expositores. Seus principais patrocinadores são a CIP (Câmara Interbancária de pagamentos), Ernst & Young, Terço e KPMG. Secundadas por ACI Worldwide, MAPS Risk, Módulo Logic Works e Tech Biz. O congresso também conta com o apoio institucional do AUDIBRA/IIA – Instituto de Auditores Independentes/Instituto Internacional de Auditores; ISACA – Information Systems Audit and Control Association e ICIC – Instituto de Compliance e Integridade Corporativa.

O evento tem como missão discutir o papel da Auditoria Interna, do Compliance e da Gestão de Riscos na orientação das decisões estratégicas das empresas (não se limitando ao setor financeiro). As turbulências econômicas mundiais puseram em evidência os parâmetros de avaliação de riscos, regulação prudencial e eficácia dos sistemas de controles internos das empresas.

.[XI Congresso Febraban de Auditoria Interna, Compliance e Gestão de Riscos, dias 5, 6 e 7 de outubro de 2010 Hotel Transamérica - São Paulo -SP | http://www.febraban.org.br/arquivo/servicos/eventoscursos/compliance2010/02.asp].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira