Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 08:40

Rio Oil 2010 destaca papel da mulher no mercado de óleo e gás

Em palestra para 200 estudantes do programa Profissional do Futuro, na Rio Oil & Gas, a engenheira de equipamentos da Shell Mariana Basílio fez uma análise otimista do panorama da mulher no mercado de trabalho no setor de Petróleo e Gás. Mariana citou pesquisa recente da Organização Internacional do Trabalho (OIT), segundo a qual as mulheres trabalham cinco horas semanais a mais que os homens. De acordo com o levantamento, elas têm uma jornada semanal de 57,1 horas, contando com 34,8 horas de trabalho e mais 20,9 horas de atividades domésticas. Já os homens têm uma jornada total de 52,3 horas, sendo 42,7 de trabalho e 9,2 horas de atividades domésticas.

“É fato que o número de mulheres que ingressam no mercado de trabalho, especialmente nesta área de óleo e gás, está aumentando, mas não podemos esquecer que o preconceito ainda existe”, observou, ao ressaltar que em algumas empresas, como a Shell, tratam os gêneros de forma igual. “Muitas vezes a discriminação vem do colega, que te acha incapaz”, disse.

Na Shell, em 2002, eram 447 mulheres na área de exploração e produção, enquanto a equipe técnica era formada por apenas 3 representantes do sexo feminino. Em 2009, os números foram mais amistosos, segundo a engenheira: foram 565 contratações na área exploração e produção e 21 na área técnica.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira