Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 08:40

Senai-RJ inaugura núcleo 3D para setor de Petróleo e Gás

Simuladores virtuais ajudarão a reduzir riscos operacionais nas indústrias

O Senai-RJ inaugura no dia 16 de setembro (quinta-feira), o novo Núcleo de Simulação do Centro de Tecnologia Senai-RJ (CTS) Automação e Simulação - Euvaldo Lodi, em Benfica. Com investimento de US$ 3,5 milhões, o Centro de Tecnologia vai oferecer soluções integradas de simulação às empresas, principalmente do setor de Petróleo e Gás, e cursos técnicos de Automação Industrial, Mecânica e Petróleo e Gás, com simuladores físicos e virtuais, aos interessados em atuar na área. "O Senai responde aos novos desafios do setor de Petróleo e Gás", diz a diretora de Educação do Sistema Firjan, Andréa Marinho.

O Senai-RJ instalou no Centro de Tecnologia novos equipamentos, hardwares, softwares e está capacitando sua equipe para oferecer alta tecnologia num espaço de 1.200 mz. Andréa Marinho ressalta que o Senai-RJ está inaugurando uma nova era. "Estamos nos renovando, levando conteúdo de uma forma diferenciada. Para isso, buscamos as melhores tecnologias do mundo".

As soluções de simulação para as empresas já estão disponíveis. O serviço possibilita aos empresários a melhoria de seus processos produtivos através de softwares e hardwares de última geração. De acordo com o gerente do Centro de Tecnologia, Bruno Souza Gomes, os novos simuladores permitem inúmeras aplicações. "Uma delas é a realização de procedimentos de manutenção utilizando a realidade aumentada dentro de uma plataforma com dispositivos portáteis".

Bruno diz que para uma refinaria ou plataforma podem, por exemplo, incluir todos os procedimentos operacionais de manutenção preventiva ou corretiva, que antes eram impressos ou manualmente checados, em dispositivos móveis. "Esses dispositivos vão interagir com o equipamento e projetar para o operador o passo-a-passo do procedimento de manutenção, utilizando a realidade aumentada", explica.

Outras situações citadas pelo gerente são as simulações em grande escala, através de simulador imersivo 3D. "Podemos simular, com visão 3D, potencial impacto de um vazamento e suas consequências ambientais". Ele acrescenta que os ganhos com as simulações são imensos. "Teremos maior confiabilidade, maior rapidez, menor custo total de manutenção e menor tempo para capacitação".

No ensino técnico, as ferramentas em 3D começarão a ser utilizadas a partir do primeiro semestre de 2011. Pioneiro no Brasil, os cursos técnicos utilizando as novas tecnologias e simuladores 3D vão permitir aos alunos a interação com os ambientes, justamente aqueles em que vão atuar nas empresas.

Telas integradas, sistema de projeção de última geração, antes conhecidos apenas nos estúdios de animação para o cinema, servidores dedicados, óculos especiais ejoystick são as ferramentas que darão aos alunos a possibilidade de experimentar aquilo que ainda não é possível nas aulas nas oficinas: a total realidade das fábricas.

De acordo com Bruno, os novos equipamentos poderão simular as mais variadas situações encontradas nas empresas. "Os alunos terão condições, em ambientes simulados, de tomar decisões que anteriormente aconteciam no mundo real sem prévia capacitação. Serão ambientes em tempo real, com qualidade de imagem e resposta em padrão digital com interação de áudio e vídeo".

Ele explica que, atualmente, a prática profissional em oficinas e laboratórios não permite a totalidade das interações necessárias com o processo, uma vez que muitos desses processos são delicados e de difícil operação. "Fazer essa interação no tradicional ambiente educacional ofereceria riscos aos alunos. Com as tecnologias de simulação, esse novo profissional da indústria poderá vivenciar virtualmente as consequências imediatas das suas decisões técnicas", ressalta o gerente.

Para os empresários, a vantagem é que a proposta reduzirá os custos e os riscos operacionais ao dispor de profissionais bem preparados. Para os alunos, o aprendizado será facilitado e duradouro pelo nível de realidade das aulas, o que garante uma tomada de decisão mais qualificada.

"Estamos inovando na medida em que unimos a tradição e a excelência do conteúdo do Senai com tecnologias de ponta. É o nosso conteúdo, referência nacional em formação profissional, sendo oferecido por meio de tecnologias de vanguarda. Apostamos em uma revolução no processo pedagógico”, diz a diretora da Firjan, Andréa Marinho.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira