Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 09:04

Epidemia de doenças crônicas

Jornada debate as soluções para o problema que atinge um terço da população.

Um terço da população brasileira possui algum tipo de doença crônica. É o que indica o Suplemento de Saúde da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), divulgado em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A pesquisa, realizada com base em dados de 2008, reitera o alerta de muitos especialistas: o número de casos de doenças crônicas tem aumentado. Em menos de 40 anos, o Brasil passou a ser um país onde a mortalidade é caracterizada por enfermidades típicas do envelhecimento populacional. Tais doenças são muito onerosas tanto para usuários, quanto para o próprio sistema, já que perduram por anos, exigem medicação contínua e exames periódicos.

Esse tema estará em debate na 10ª Jornada sobre o envelhecimento, no painel “Epidemia de doenças crônicas: como enfrentar esse desafio que atinge um terço da população mundial”. O evento, que será dia 27 de setembro, no hotel Copacabana Palace, é realizado pela Pronep. A empresa é líder em medicina domiciliar e a única no país com selo de qualidade internacional, concedido pela Joint Commission. Josier Vilar, diretor da Pronep, destaca que ainda não há soluções para o problema. "Embora a ANS esteja trabalhando no sentido de mudar este cenário, ainda não existe nada estruturado para sair deste modelo. Temos de promover a prevenção das doenças e estimular a remuneração do profissional de saúde pela performance clínica, e não pelo número de atendimentos realizados", sugere. Para o debatedor Ferran Montagut, o recente quadro social demanda mudanças. “Estamos diante de um novo desafio que coloca grandes obstáculos para todos os Sistemas Nacionais de Saúde, onde o critério da inovação deve estar presente nas tomadas de decisão”, analisa.

Montagut é diretor da Fisiogestión, empresa que possui 75 unidades na Espanha e oferece serviços de reabilitação para proporcionar autonomia a pessoas com limitações sociais, físicas ou mentais. Para o espanhol, o gerenciamento de doenças crônicas deve ter como base modelos que tiveram êxito em certos países. Um dos elementos comuns nesses modelos é o uso da tecnologia da informação. “Estamos vivendo um momento de crise onde as inovações devem ser um instrumento de transformação do conhecimento em resultado. Qualquer outra abordagem é impraticável”, afirma Montagut.

Além de Montagut, também participarão do painel moderado por Josier Vilar, Antonio Jorge Kropf, diretor técnico da AMIL, Martha Oliveira, assessora da presidência da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e Rozana Ciconelli, gerente médica de gestão de saúde da Fleury Medicina e Saúde. A 10ª Jornada Pronep – Envelhecimento com qualidade: um desafio de gestão contará ainda com a participação do jornalista Zuenir Ventura, que vai falar sobre o livro Conversa sobre o tempo, escrito em parceria com Luis Fernando Veríssimo. O encerramento vai ficar por conta da Velha Guarda da Portela, que vai mostrar que é possível envelhecer fazendo samba. O evento é aberto à participação de todos os interessados. [ www.pronep.com.br ou pelo telefone: (21) 2286-2846].

.[10ª Jornada Pronep, dia 27 de setembro (segunda-feira), das 9h às 20h, Hotel Copacabana Palace – Avenida Atlântica, 1702, Copacabana, Rio de Janeiro. Inscrições e mais informações: (21) 2286-2846 ou no site: www.pronep.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira