Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 09:30

Atriz relata experiência de produzir arte nos palcos com internos da Febem

Início de 1986, prestes a se mudar para o Rio de Janeiro, a atriz Annamaria Dias foi surpreendida pelo convite do recém nomeado presidente da Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), Nazih Curi Meserani, para desenvolver com os menores internos e funcionários um trabalho de integração através do teatro. Depois de muito refletir, Annamaria aceitou o convite enfrentando um grande desafio: o de fazer a Febem sair das páginas policiais e ir para as páginas de cultura dos jornais.

Recém saída de atuações em telenovelas de sucesso na Rede Tupi de Televisão e na TVS (atual SBT- Sistema Brasileiro de Televisão), a atriz iniciou um intenso trabalho e conseguiu levar o teatro para dentro dos altos muros da Unidade do Tatuapé, uma das mais conhecidas e violentas. O ambiente físico era hostil, e o teatro destruído por muitas rebeliões deu a ela a sensação de que teria muito trabalho pela frente. A tarefa que começou com aulas de teatro dentro de salas das Unidades de Internação culminou com o reerguimento do Teatro da Fundação.

Esse espaço passou a ser um núcleo de desenvolvimento e aprimoramento através da livre expressão artística, contribuindo para que os menores e os próprios funcionários refletissem sobre a real condição de vida daqueles meninos que habitavam as ruas e favelas. E depois, abriu-se para receber as meninas internas de outra Unidade - a Imigrantes, que vieram participar das atividades teatrais e artísticas. Foram encenadas peças que emocionaram e foram reconhecidas pelo público.

Annamaria teve ao seu lado a contribuição de vários profissionais. Todos sabiam que era tênue a linha que separava a liberdade de expressão de um artista e o descrédito daqueles que se recusavam a mudar os rígidos regulamentos que permaneciam vigentes para o tratamento dos menores internos. “Com muita força espiritual e o apoio da Presidência da Fundação, consegui encontrar coragem, equilíbrio e ponderação para exercer esse ofício e atingir as metas almejadas”, conta a atriz. Foi uma intensa e profunda vivência de cunho social, artístico e educativo, que durou dois anos consecutivos. Essa experiência está registrada no livro documentário Me leva nos braços, me leva nos olhos, lançado agora pela Editora Vida & Consciência, em que estão presentes detalhes de uma história de amor ao próximo e à arte.

Me leva nos braços, me leva nos olhos é uma das obras que inauguram a categoria Fatos e Estudos, criada em comemoração aos 20 anos da Editora Vida & Consciência. Ela é estruturada para a divulgação de pesquisas e estudos científicos sobre o comportamento humano, além de testemunhos e vivências de transformação voltadas ao aprimoramento humano.

Autora - Annamaria Dias é atriz, autora, diretora, jornalista e empresária. Iniciou sua carreira em 1965 como atriz nos programas de Lúcia Lambertini, na TV Cultura. Atuou em telenovelas e peças teatrais. Participou também como atriz em diversos teleteatros e programas de televisão. Foi integrante do Projeto Telescola, na TV Cultura - Ganhador do Prêmio Japão – Internacional – como o melhor programa educativo do ano (1980). A partir de 1990, passou a se dedicar à criação e produção de eventos artísticos direcionados para a área empresarial juntamente coma atriz Cléo Ventura, através de sua empresa VTeatro Produções. Em 1998 passou a se dedicar à direção de telenovelas. Foi assistente de direção e depois diretora de doze telenovelas no SBT- Sistema Brasileiro de Televisão, onde foi contratada até 2008. E durante 14 anos consecutivos participou como atriz e depois como diretora assistente, da comédia Trair e Coçar é só Começar, o sucesso de maior duração do teatro brasileiro, onde permaneceu até 2009. Escreveu várias peças teatrais e é também autora de diversos projetos para televisão. Recebeu inúmeros prêmios durante sua extensa carreira artística, com destaque para Roquete Pinto (atriz de televisão), APCA - Associação Paulista de Críticos de Artes (atriz de teatro), Troféu Comunicação (atriz de teatro), Governador do Estado (atriz de teatro), Troféu Magnífico (atriz de teatro), Quality Brasil (atriz de teatro) e Anchieta (dramaturgia de teatro). | www.vidaeconsciencia.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira