Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 09:30

Bolsa – tecnologia inédita reduz risco dos investidores

Com investimento superior a R$ 5 milhões, brasil lança até o final de setembro o primeiro sistema de gestão de risco em tempo real integrado a uma plataforma de negociação eletrônica.

Alta frequência, algoritmos, alavancagem. Estas palavras já fazem parte do dia a dia dos investidores das Bolsas do mundo todo e colaboram muito para os bons resultados dos negócios, mas também podem representar um grande problema para as instituições e principalmente para os próprios investidores: o alto risco. O risco real de um investimento não pode ser facilmente calculado por uma pessoa, por mais experiente que seja. Os recentes acontecimentos, que resultaram em uma das maiores crises financeiras da história, já demonstraram que ninguém consegue prever com total certeza o futuro do mercado.

Neste ano, quando todos esperavam uma continuidade na valorização dos ativos seguindo a tendência de 2009, uma luz vermelha de alerta acendeu na cabeça dos investidores da Bolsa brasileira após o mês de maio registrar a maior baixa desde outubro de 2008, mês em que o índice IBOV despencou 24,8%. Será que poderemos ter mais um período de baixa como no segundo semestre do ano retrasado, em que o principal índice da BM&FBOVESPA chegou a desvalorizar quase 60% entre junho e outubro?

O mercado de ações é classificado como de renda variável e, como o próprio nome diz, está sujeito à grandes oscilações. Mas será que não existe nenhuma tecnologia que torne estas aplicações mais seguras?

Até o momento, nenhuma plataforma de negociação no mercado nacional possuía esta tecnologia de gestão de risco integrado. Para atender esta crescente demanda, a CMA, multinacional brasileira com clientes em 35 países e presente em mais de 90% dos bancos e corretoras no Brasil, traz para o mercado nacional o primeiro sistema de gestão de risco em tempo real integrado a uma plataforma de informações, análise e negociação. “Os operadores e gestores de carteiras poderão gerenciar em tempo real qual o risco de cada cliente individualmente. Isso traz maior segurança para o investidor final, para o operador de mercado e para as instituições financeiras, o que, consequentemente, ajuda a proteger o sistema financeiro do país”, explica Raphael Juan, gerente de produtos da CMA.

Com esta nova solução, a gestão de risco das carteiras é integrada aos módulos responsáveis pela execução de ordens na Bolsa do terminal CMA Series 4 e, a cada nova operação de compra ou venda, o sistema armazena os dados e apresenta ao investidor todas as probabilidades de prejuízo nos prazos estipulados e quais os ativos que representam o maior risco em seu portfolio. Isso evita que o investidor faça uma operação para apenas depois saber do risco que ele está correndo. Outras ferramentas para a análise e comparação da rentabilidade e composição da carteira de ativos diferenciam esta ferramenta e representam um grande ganho para os investidores.

A fórmula para o cálculo do risco é idêntica a utilizada pelos grandes bancos e corretoras. “Estamos promovendo a popularização da gestão de risco. Pequenos investidores poderão gerenciar o risco de suas carteiras da mesma forma que as grandes instituições do mundo fazem com seu patrimônio”, ressalta o executivo. Por exemplo, ao comprar 1 lote das ações da Petrobras, um pequeno investidor, munido de um terminal CMA Series 4, poderá avaliar o risco que esta operação representa para sua carteira e seu patrimônio.

“Estamos trazendo para o nosso mercado o que existe de mais avançado no mundo. Como somos líderes neste segmento, sem dúvida todo o mercado será beneficiado. Muitos de nossos clientes já estão aguardando o lançamento deste produto”, finaliza Juan.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira