Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 10:08

Ministério aponta investimentos em biocombustíveis para os próximos anos

O diretor do Departamento de Biocombustíveis Renováveis do Ministério das Minas e Energia, Ricardo de Gusmão Dornelles, citou os investimentos previstos para os próximos anos para exemplificar o interesse empresarial pelos biocombustíveis no Brasil. Segundo Gusmão Dornelles, a Petrobras investirá nos próximos quatro anos US$ 3,5 bilhões em produção, logística e comercialização de biocombustíveis. Já a britânica BP, acrescentou, vai investir US$ 1 bilhão na produção de etanol.

Gusmão Dornelles deu as informações durante palestra no painel “O Mercado dos Biocombustíveis”, na Rio Oil & Gas 2010. Ele apontou o Brasil e os Estados Unidos como os países que lideram mundialmente a produção dos biocombustíveis.

“Os Estados Unidos e a União Europeia devem consumir dois terços da demanda mundial. O mercado americano teve a visão da necessidade de diversificar as fontes de energia”, disse Gusmão Dornelles, acrescentando que até 2022 os Estados Unidos consumirão 136 bilhões de litros de biocombustível. A União Europeia vai consumir 14,6 bilhões de litros até 2020. “Nem os Estados Unidos nem a União Europeia têm condições agrícolas e econômicas de produzir esta matéria”, observou.

Também participante do painel, o engenheiro químico André Bello de Oliveira, da Petrobras Biocombustível, lembrou a evolução do setor a partir dos anos 70, quando da criação do Pró-Álcool: “Nossa produtividade, hoje, é de 85 toneladas por hectare. Na época, era de 70 toneladas. A colheita era manual. Hoje é mecânica em quase todos os canaviais”.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira