Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/09/2010 - 10:08

A China é líder e o Brasil crescerá acima da média

As previsões de crescimento do mercado automobilístico global são ótimas para a China. Segundo estudos de orgãos do governo chinês, divulgado pela Auto Estrada nesta última semana, a venda de carros por lá devem crescer entre 13 e 15% ao ano até 2025.

E olha que a estimativa não leva em conta a possibilidade de incentivos do governo, a exemplo do que ocorreu no início do ano passado, quando os impostos sobre carros com motores até 1,6 litros foram reduzidos para apenas cinco por cento, elevando as vendas em 46%, atingindo 13,6 milhões de veículos, colocando a China como líder do mercado global de automóveis, posição que durante todo o século passado pertenceu aos Estados Unidos.

No Brasil os números, naturalmente, não são tão expressivos e nem poderiam ser, já que a nossa população é, aproximadamente, sete vezes menor do que a chinesa. No entanto, o mercado automobilístico nacional não pode queixar-se, pois até agosto deste ano licenciou 2, 190 mil veículos, o que representa crescimento de 10,1% sobre igual período do ano anterior. O volume das vendas pode não ser o mesmo, mas o crescimento do setor automobilístico brasileiro tem sido expressivo.

Aliás, o mês de agosto foi o segundo melhor da história da indústria automobilística nacional, ficando atrás apenas de março, último mês de incentivo do governo com redução do IPI – Importo Sobre Produtos Industrializados. Performance destacada teve, também, os importados que emplacaram 57,3 mil unidades, perdendo apenas para março deste ano, quando foram vendidos 58,1 mil veículos da categoria em nosso mercado.

As francesas deram as cartas

Por falar em bom desempenho, o mercado brasileiro em agosto foi dos franceses. A Renault, em automóveis e comerciais leves, foi a que mais cresceu em nosso mercado, 22,1% acima das vendas de julho de 2010. A Peugeot não deixou por menos, cresceu em torno de 13% e tomou a sétima posição ocupada pela Hyundai. A Citröen cresceu em torno de 8%.

A Fiat, com 70 mil unidades licenciadas (automóveis mais comerciais leves), contabilizou desempenho semelhante ao do mês anterior e manteve a liderança do mercado, seguida pela VW que cresceu 2,8 e vendeu 61,8 mil unidade de carros e comerciais leves. Enquanto as grandes montadoras nacionais não ajustarem para baixo os preços dos seus carros, os importados continuarão ganhando market share. [Fonte: 1 - http://autoestrada.uol.com.br/interno.cfm?id=3140 | 2 – http://www.anfavea.com.br].

Ótima semana,

. Por: Evaldo Costa, Diretor do Instituto das Concessionárias do Brasil | Escritor, consultor, conferencista e professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas” | Site: www.carroeletriconews.blogspot.com | Site: www.evaldocosta.com | Blog: http://evaldocosta.blogspot.com | E-mail: [email protected]

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira