Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2010 - 07:30

Acordos tecnológicos atraem empresas para brasileiras

Os desafios do pré-sal fizeram a Petrobras tomar uma decisão histórica para o País: convocar os seus parceiros a trazer suas instalações para o Brasil. Durante o painel “A influência do pré-sal para a pesquisa e desenvolvimento no Brasil”, na Rio Oil & Gas, o presidente da Schlumberger na América Latina, Hatem Soliman, afirmou que, até o final deste ano, a empresa vai inaugurar o seu Centro Tecnológico na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o segundo da empresa no País, que já tem um em operação no município de Macaé (RJ). Ele aprova a iniciativa da Petrobras de incentivar os acordos tecnológicos entre as petroleiras, fornecedores e universidades. Só em 2010, a Schlumberger investiu mais de 70 milhões de dólares no Centro Tecnológico da UFRJ. Hoje, dos 110 mil colaboradores da companhia em todo o mundo, três mil trabalham no Brasil.

A integração entre os centros de pesquisa, parceiros e a Petrobras também foi comemorada pelo gerente executivo do Cenpes, Carlos Tadeu Fraga. “Nesse momento, essa parceria precisa ser aprimorada porque a estrutura do pré-sal requer maior musculatura e, principalmente, mais cérebros”, destacou.

Na mesma linha, o vice-presidente de Tecnologia e Engenharia da FMC Technologies do Brasil, Paulo Augusto Couto Filho, afirmou que “a tecnologia é que fará a diferença para o País no pré-sal. A FMC está construindo um centro de tecnologia na UFRJ que será inaugurado no primeiro semestre de 2011. [www.riooilgas.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira