Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/09/2010 - 07:30

Usiminas Mecânica apresenta soluções completas para o mercado de óleo e gás


Empresa participa da Rio Oil & Gas, principal evento do setor na América Latina.

A Usiminas Mecânica - empresa de bens de capital e serviços do grupo Usiminas - está preparada para oferecer soluções inovadoras para projetos navais e offshore. A empresa participa do Rio Oil & Gas, que acontece de 13 a 16 de setembro (segunda a quinta-feira), no Rio de Janeiro. No evento, a companhia apresenta seu portfólio de produtos e projetos para o mercado de Óleo e Gás.

A Usiminas Mecânica desempenha um papel importante dentro da estratégia de agregação de valor ao aço da Usiminas, operando por meio de sete unidades de negócios: equipamentos industriais; pontes e estruturas; montagem industrial; blanks e estampagens; fundição, forjaria e vagões; EPC óleo e gás e EPC siderurgia. A companhia estabelece alianças estratégicas para garantir a utilização de tecnologia de ponta e condições competitivas nas propostas, fornecendo equipamentos e componentes estruturais para plantas de processamento de petróleo e gás.

Um dos principais projetos para o mercado de Óleo e Gás é a Fábrica de Módulos que será construída pela empresa em Cubatão. Com investimento de US$ 200 milhões, a unidade vai fabricar módulos de plataformas offshore, para operação nos campos do pré-sal. Localizada ao lado do Terminal Marítimo Privativo da Usiminas de Cubatão – um diferencial que facilita a logística de entrega dos produtos –, a fábrica terá capacidade de produção de 18 módulos simultaneamente, gerando 1.500 empregos diretos e 3.500 postos de trabalho indiretos.

A Fábrica de Módulos fará parte de um complexo industrial, onde poderá ser instalada também uma fábrica de blocos navais (componentes estruturais do casco de navios).

Outro destaque da Usiminas Mecânica é a parceria com a Petrochem, maior fornecedora de fornos petroquímicos do mundo, para atender o mercado de refino de petróleo. Por meio dessa parceria, a empresa já entregou dois fornos, um para Refinaria Gabriel Passos (REGAP) em Betim (MG) e outro para o grupo químico Solvay, em Santo André (SP). Atualmente, estão sendo fabricados mais seis fornos para Refinaria do Paraná (REPAR), da Petrobras.

Estratégia alinhada - O complexo industrial e a parceria com a Petrochem fazem parte de um conjunto de ações desenvolvidas pelo grupo Usiminas com objetivo de atuar de maneira proativa junto ao segmento de Óleo e Gás. A estratégia contempla investimentos coordenados em suas bases: Ipatinga e Cubatão.

Os outros investimentos em curso são: . Instalação da tecnologia de resfriamento acelerado (CLC) na usina de Ipatinga, mediante investimentos da ordem de R$ 650 milhões. O novo equipamento permitirá a produção de chapas grossas de alta resistência e soldabilidade, adequadas à fabricação de estruturas destinadas aos mercados offshore e naval. A Usiminas é a única empresa fora do Japão a utilizar essa tecnologia, desenvolvida pela Nippon Steel, que deverá entrar em operação ainda em 2010.

. Instalação de uma unidade de pesquisa no parque tecnológico da UFRJ, com o objetivo de desenvolver pesquisas voltadas para a aplicação de produtos siderúrgicos no setor de óleo e gás. A intenção é consolidar um centro de inteligência, pesquisa e inovação para o setor de siderurgia e metalurgia nessa cadeia de valor. O convênio de cooperação entre Usiminas e UFRJ para o início das primeiras pesquisas conjuntas já foi assinado.

. Duplicação da capacidade da produção de blanks na usina de Cubatão, para o atendimento aos setores naval. A capacidade instalada saltou de quatro mil toneladas/mês para dez mil toneladas/mês. [www.usiminas.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira