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17/09/2010 - 07:13

Cummins mostra tecnologias para o Euro V em Congresso da SAE Brasil

A Cummins, maior fabricante independente de motores Diesel do mundo, marca presença no 19º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2010, que acontece entre os dias 5 e 7 de outubro, no Expo Center Norte – Pavilhão Azul, em São Paulo (SP). Na oportunidade, a empresa apresentará soluções integradas para atender às normas Euro V (equivalente ao Proconve P7), que fixa os limites de emissões e deverão ser respeitados no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2012.

O estande da Cuminns Brasil, montado em uma área de 36 m², terá, além de turbos da Cummins Turbo Technologies e filtros da Cummins Filtration, o motor ISF em exposição, propulsor que assegura a redução do impacto ambiental e já atendem às exigências do Euro V/Proconve P7.

Para se adequar às exigências do programa de redução, a Cummins, líder no fornecimento de motores Diesel para caminhões no Brasil, saiu na frente e desenvolveu um sistema integrado que engloba desde o filtro de ar, na entrada do propulsor, passando pelo motor, solução de turbocompressor e solução de pós-tratamento de gases. Essa última é uma das maiores novidades tecnológicas, já que o motor, a partir do Euro V, precisa de um sistema de tratamento de gases para atender às legislações de emissões

“O sistema integrado engloba todas as tecnologias com o Arla 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo e também será distribuído pela própria Cummins por meio de sua extensa rede. Trata-se da solução completa para o consumidor/usuário que pode ter acesso a tudo isso em único fornecedor, desde a admissão até a saída”, explica o gerente executivo de Marketing e Engenharia de Cliente da Cummins Brasil, Luis Chain Faraj. Por ser eletrônico, apenas uma ferramenta será capaz de gerenciar todo o sistema, trazendo flexibilidade, economia e facilidade para o cliente.

A solução de ureia técnica (Arla 32) se faz necessária para a redução do NOx na atmosfera. Haverá a distribuição do produto na rede Cummins. Trata-se da forma mais viável para o mercado brasileiro, de acordo com a empresa, porque reduz o custo operacional, além de trazer melhorias como o consumo de combustível.

Solução integrada desenvolvida pela Cummins Brasil:

Filtro de ar (Direct Air Flow) - Foi desenvolvido um produto mais compacto, mais leve e fabricado com materiais plásticos.

Turbocompressores - Vai desde os turbos convencionais wastegate, passando por turbos de dois estágios até os de geometria variável. O resultado é garantia no atendimento de emissão e competitividade quando o assunto é consumo de combustível.

Motor - Inovações tecnológicas sem aumentar o tamanho – mais desempenho e menor consumo para garantir baixo custo operacional ao consumidor final, o qual poderá optar por uma faixa de potência que vai de 100 a 400hp, através de produtos como o ISF 2.8 e 3.8 L, o ISB 4.5 e 6.7 L e o ISL 8.9L . Soluções: receita de combustão, controle eletrônicos, aplicação onboard (“OBD” - em eventual emergência, sistema eletrônico envia sinal para motorista e automaticamente reduz a potência para controlar o nível de emissão).

Sistema de pós-tratamento/Catalisadores de ureia – Cummins Emission Solution - vai operar quando o Euro V entrar em vigor. Mas trata-se de um sistema que efetua a injeção de uréia nos gases de escape, causando uma reação de hidrólise. Posteriormente há um processo de catálise dentro do catalisador, que transforma parte dos gases em nitrogênio e vapor de água. A uréia técnica (Arla 32) será oferecida nos Distribuidores Cummins.

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