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18/09/2010 - 07:59

Programa incentiva internacionalização sustentável de pequenos negócios


Abrir caminho para que as micro e pequenas empresas brasileiras possam atuar no mercado internacional. Essa é a proposta do Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo, Gás e Energia - Prolnter P & G. Para que a inserção se dê de forma sustentável e contínua, as empresas, depois de diagnosticadas e reunidas em grupos homogêneos, são capacitadas em diversos níveis. A metodologia, concebida pelo Sebrae no Rio de Janeiro, prevê módulos aplicados durante um ano.

O treinamento do Prolnter contempla formação de preços para exportação de produtos e serviços, plano estratégico de internacionalização, análise e posicionamento do produto, consultoria personalizada, câmbio, regimes aduaneiros, marketing e negociação, entre outros. A última fase do programa, de promoção comercial, prevê participação em missões empresariais e feiras especializadas e propicia aprendizado da cultura dos países a serem visitados.

O programa conta com 90 integrantes. Desses, 34 empresas já cumpriram todas as etapas do treinamento e receberam a certificação em cinco de agosto deste ano. A conquista representa um aval para que as empresas possam atuar no mercado internacional e participar de todas as missões organizadas pelo programa.

O Prolnter, que começou em setembro de 2008, já apresenta indicadores positivos e reflete o potencial de atuação das MPE brasileiras. Para 19 empresas, atuar no mercado internacional já é uma realidade. Em apenas um ano, elas faturaram US$ 9 milhões em exportações de bens. Outras efetivaram a formação de joint ventures no valor de 15 milhões de euros. Robôs móveis

A Subsin - Subsea Integrity Engenharia e Projetos é um dos exemplos do alcance do programa. Criada em abril de 2008, contou com investimentos do Criatec - Fundo de Investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Banco do Nordeste (BNB). A SUBSIN atua na garantia da integridade de equipamentos, combinando inspeção através de robôs móveis, desenvolvidos na própria empresa, com sofisticadas análises de engenharia focadas no mercado de óleo e gás.

“Estamos associados com a Principia, consultoria francesa, em uma joint venture, aluando no mercado brasileiro. Temos planos de expansão para outros países e nosso primeiro foco é o Golfo do México. O Prolnter abriu um leque de oportunidades, ao qual dificilmente teríamos acesso atuando sem apoio institucional", avalia o empresário Melquisedec Santos.

“Mais do que aumentar o volume de exportação de produtos e serviços, o Prolnter trabalha com metas que envolvem transferência de tecnologia, parcerias comerciais e atração de investimento", explica a gerente do Prolnter P&G, Miriam Ferraz, do Sebrae no Rio de Janeiro.

A Petrobras, uma das parcerias, atua como empresa-âncora, dando oportunidade para que MPE brasileiras possam fornecer seus produtos e serviços em oito dos 27 mercados onde está presente. "Isso sinaliza que elas têm padrão de excelência. Atender a Petrobras significa estar preparada para trabalhar com outras operadoras, tanto interna quanto externamente", comenta Ferraz

O Programa de Internacionalização também tem entre seus parceiros a Agência Brasileira de Promoção ã Exportação e Investimentos (Apex), a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a Associação Brasileira de Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) e a União Europeia. As ações estão alinhadas com o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petrófeo e Gás Natural (Prominp), do governo federal.

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