Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2010 - 09:15

Conferência sobre inovação atrai parcerias entre Brasil e Estados Unidos

Encontro bilateral irá definir diretrizes do desenvolvimento e inovação.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e o Conselho de Competitividade dos Estados Unidos realizarão, nos dias 20 e 21 de setembro (segunda e terça-feira), em Washington, EUA, a 2ª Conferência de Inovação Brasil-EUA. O evento reunirá empresários, autoridades do governo e membros da comunidade acadêmica com o objetivo de fomentar projetos conjuntos de tecnologia e negócios entre os dois países na área de inovação.

O encontro dará continuidade às iniciativas resultantes dos Laboratórios de Aprendizagem em Inovação Brasil-EUA, realizados em 2008 e 2009. Tais Laboratórios resultaram em projetos bilaterais em eficiência energética, incubação de empresas e empreendorismo. O primeiro dia da conferência em Washington será destinado à discussão de oportunidades para parcerias e ações estratégicas e contará com a participação do presidente da Universidade Georgetown-Washington, John J. DeGioia.

Já na terça-feira, principal dia do evento, autoridades de ambos os governos e lideranças empresariais debaterão o panorama global e oportunidades para projetos nas seguintes áreas: Água e Energia; Ambiente Jurídico para Inovação, Biociências, cidades tecnológicas e Infraestrutura. Entre os presentes, destacam-se as presenças do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge; do embaixador dos EUA para o Brasil, Thomas Shannon; do presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano; do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, Reginaldo Arcury, entre outros.

Para o presidente do MBC, Erik Camarano, a iniciativa é parte de um movimento em busca da inovação, da competitividade e de oportunidade de projetos conjuntos entre Brasil e Estados Unidos. “O debate sobre a transferência de conhecimento e tecnologia com um parceiro mundial tão importante é fundamental para estimular o empreendedorismo e a formação de uma próxima geração de inovadores”, completa.

Já Reginaldo Arcuri, presidente da ABDI, defende a realização da 2ª Conferência como uma oportunidade de avançar nas parcerias entre os dois países. “Queremos dar um salto e a programação está articulada em torno desta ideia. Em vez de sairmos de lá com um documento, com uma carta de intenções, vamos sair com um plano de ação. Queremos ter ligação direta com o sistema produtivo real”, disse.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira