Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2010 - 09:15

Contabilidade pública estará em pauta durante seminário internacional

Assim como a contabilidade da área privada brasileira passa por um processo de evolução, a contabilidade do setor público segue o mesmo caminho. Como exemplo está o alinhamento das Normas Brasileiras de Contabilidade praticadas pelo setor público às normas editadas pela Federação Internacional dos Contadores (IFAC) – que são as International Public Sector Accounting Standards (IPSAS), o que representará uma grande mudança na contabilidade pública do País.

Portanto, este tema estará sendo amplamente discutido entre os dias 20 e 22 de setembro durante o II Seminário Internacional de Contabilidade Pública, em Belo Horizonte (MG) e o 3º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidades Públicas. Entre os debates estarão o atual estágio da Contabilidade Pública no Brasil e as experiências nacionais bem-sucedidas nas duas últimas décadas, com destaque para a criação do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e para a implantação da Conta Única do Tesouro Nacional. A realização do evento é do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC MG) e Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O processo de adequação, que deverá estar concluído em 2012, está sendo desenvolvido por etapas. Em 2008, o CFC editou as dez primeiras Normas Brasileiras Aplicadas ao Setor Público (NBCT SP), para vigência a partir de 2010 – exceto nos casos em que legislação determine prazos diferentes. Atualmente, o CFC vem desenvolvendo um importante trabalho em relação à normatização da Contabilidade Pública no Brasil, assim como a realidade e a evolução da Contabilidade Governamental em outros países. “Com o aprimoramento da contabilidade do setor, o papel dos contabilistas para a boa gestão dos recursos públicos torna-se ainda mais importante, porque são os profissionais da área os responsáveis pela apresentação da situação financeira e pelo registro da aplicação dos recursos. São os contabilistas que fazem o relato dos dados e das informações que mostram onde e como o dinheiro público foi gasto. Sendo assim, quanto mais transparência houver, melhor para a contabilidade pública, melhor para a sociedade brasileira”, enfatiza o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.

A realização do evento visa aperfeiçoar e gerar conhecimentos quanto à contabilidade pública no Brasil, a partir da experiência de aplicação das normas internacionais de contabilidade no âmbito do setor público, além de propiciar maior qualificação aos profissionais de contabilidade que atuam na administração pública federal, estadual e municipal, visando à harmonização de conceitos e ao alinhamento de diretrizes estratégicas que norteiam a contabilidade pública no país.

.[II Seminário Internacional de Contabilidade Pública e 3º Fórum Nacional de Gestão e Contabilidades Públicas, de 20 a 22 de setembro de 2010 ( segunda a quarta-feira). Dia 20, das 14h às 19h30 – dia 21 e 22, das 9h às 18h, no Palácio das Artes, Avenida Afonso Pena, 1537, Belo Horizonte (MG)].A programação está disponível no link http://www.cfc.org.br/sites/IIseminario/programacao.html.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira