Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2010 - 09:15

Microempresas crescem no país

Setor é um dos que mais empregam no país, mas ainda sofre com a falta de gestão qualificada. Para o presidente do CFA, a presença de um administrador na área é imprescindível para o sucesso do negócio

Brasília- De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Brasil tem aproximadamente seis milhões de micro e pequenas empresas (MPEs). Hoje, elas respondem por mais de 50% da força de trabalho urbana empregada no setor privado, o que representa nada menos que 13,2 milhões de empregos formais. Além disso, elas são responsáveis por 38% da massa salarial paga no país e por 20% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Esses dados colocam o Brasil entre os países mais empreendedores do mundo. Porém, muitas MPEs fecham as portas nos primeiros anos de vida. "Isso acontece por falta de administração e, para encarar a concorrência com as grandes empresas, elas precisam aplicar fielmente as regras da boa gestão de empresas, como redução de custos, melhora da produtividade, contenção de desperdícios, entre outros", diz o presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Roberto Carvalho Cardoso.

As MPEs oferecem grandes oportunidades para os administradores. Entretanto, as faculdades ainda priorizam a formação de profissionais para trabalhar em grandes empresas - geralmente empresas multinacionais, brasileiras ou estrangeiras. "Ignora-se, ou coloca-se em segundo plano, a preparação de profissionais para atuar no importante mercado das micro e pequenas empresas, responsáveis pela maioria dos empregos gerados hoje no Brasil", afirma Roberto.

Apesar das boas perspectivas, alguns profissionais ainda olham esse mercado com desconfiança. De acordo com o presidente do CFA, é preciso quebrar esse paradigma. "Quem decide investir nas MPEs encontra muitas possibilidades. Elas oferecem a seus colaboradores mais chances de entender melhor o negócio e conhecer cada área da empresa, para que eles possam crescer junto com ela", explica.

Já quem é dono do próprio negócio, precisa investir em profissionais qualificados como contratar administradores, por exemplo. Para Roberto, há espaço para todos os negócios no mercado, desde que eles sejam bem administrados. "Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos de recuperação de uma crise econômica, e a história prova que, nestes momentos, quem tem um bom sistema de gestão, consegue superar as dificuldades", conclui.

`Perfil do CFA - O Conselho Federal de Administração é um órgão normativo, consultivo, orientador e disciplinador do exercício da profissão de Administrador, sediado na capital federal, responsável por controlar e fiscalizar as atividades financeiras e administrativas do Sistema CFA/CRAs. Este, que tem como missão promover a difusão da Ciência da Administração e a valorização da profissão do Administrador visando a defesa da Sociedade, é integrado pelo CFA e pelos 27 Conselhos Regionais de Administração - CRAs, sediados em todos os Estados da Federação.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira