Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

18/09/2010 - 09:15

Sem tempo não há projetos, metas, ou estratégias


No encerramento do Encontro Catarinense da Indústria, especialista em produtividade alerta que as pessoas reclamam que não têm tempo; na verdade administram mal o tempo.

Florianópolis- Se tempo é dinheiro, a organização do trabalho e do dia é a melhor estratégia para se tornar produtivo. A recomendação é do cientista de computação Christian Barbosa, um dos mais renomados especialistas no Brasil em administração de tempo e produtividade. Ele apresentou a palestra de encerramento do Encontro Catarinense da Indústria 2010 no dia 17 de setembro (sexta-feira), na FIESC.

"As pessoas reclamam que não têm tempo; na verdade administram mal o tempo", afirmou o fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo. Para Barbosa, quem deseja ser produtivo precisa aprender um método que permita priorizar as coisas mais importantes e relevantes. As pessoas precisam encontrar a fórmula para "efetivamente conseguir se organizar melhor, priorizar melhor, para conseguir realizar o que elas querem de verdade".

"Para o empresário tempo é a coisa mais importante que ele tem na empresa. Sem tempo não há projetos, não há metas, não há estratégia, não há nada", ressaltou, ao apontar as vantagens que a organização do tempo e das atividades traz para as empresas.

Christian Barbosa observa que a efetiva gestão do tempo e priorização de tarefas pode ser a diferença entre obter "resultados consistentes ou estresse constante". Ou os profissionais são produtivos ou correm o risco de viverem em função do trabalho, com prazos sempre atrasados". A recomendação de Barbosa é pensar no estratégico, focar no que é importante, trabalhar o suficiente, focar o ciclo da prosperidade, ter tempo para empreender e viver e parar com atividades sem resultado.

O especialista ressalta o risco de que pessoas sem uma devida organização de seu tempo transferem o problema para a família. Pessoas que vivem o modelo da urgência, que fazem tudo na última hora acabam fazendo o mesmo na educação dos filhos. "Essas pessoas estão criando o `urgentinho' de amanhã, estão estabelecendo esse modelo mental na criança".

Segundo Barbosa, 84% das pessoas não conseguem organizar corretamente seu dia. Mesmo a estratégia de escrever uma lista de tarefas pode não ser útil, avalia. Segundo ele, muitas pessoas acabam o dia deprimidas por não terem realizado todas as tarefas previstas. "A questão mais importante é identificar o tempo de cada tarefa", acentua. Neste caso, Barbosa recomenda que as pessoas comecem planejando no máximo quatro horas de sua jornada de trabalho.

Christian Barbosa dá treinamentos e palestras para algumas das maiores empresas do país. Sua metodologia já foi tema de matérias em diversos veículos de comunicação, como as revistas Veja, IstoÉ e Época. É facilitador do programa de empreendedores do Sebrae/ONU-Empretec e autor dos livros "A Tríade do Tempo e Você", "Dona do Seu Tempo", "Estou em reunião" e "Mais tempo mais dinheiro".

Abriu sua primeira empresa aos 15 anos e foi um dos profissionais mais jovens do mundo a receber o certificado da Microsoft. Apesar da precocidade como empreendedor, a rotina estabelecida na juventude o levou a problemas de saúde. Por isso, acabou estudando a gestão do tempo e mudou sua área de interesse, transformando-se em "especialista da produtividade" e um dos mais renomados palestrantes do tema.

Com realização da FIESC, o Encontro Catarinense da Indústria e a Feira de Infraestrutura e Soluções para a Indústria tiveram o apoio institucional da Confederação Nacional da Indústria e patrocínio do Departamento Nacional do SENAI, Tractebel Energia, Banco do Brasil, Petrobras e Sebrae. O evento integra as comemorações dos 60 anos da FIESC.

.[Foto:Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade | Crédito/foto: Fernando Willadino)].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira