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21/09/2010 - 10:34

Aplicativo x Site Mobile – a tendência do futuro


Empresas como a Agência Trato focam no objetivo dos clientes para obterem melhores resultados com essa novidade tecnológica

Segundo pesquisa divulgada recentemente pela Frost & Sullivan, o Brasil é o país da América Latina onde a banda larga móvel é mais utilizada. Tendo em vista o crescimento desse mercado, a Agência Trato possui projetos nessa área e trabalha sempre focada no objetivo de cada cliente.

Para Júlio Koellreutter, um dos sócios da Agência Trato, “os aplicativos para Smartphone são grandes plataformas de comunicação da marca com seus usuários, mas de alcance restrito, e devem ser usados quando se visa atingir um público alvo bem específico, como por exemplo, usuários de Iphone no Brasil. Quando se enxerga deste ângulo, o número de pessoas atingidas é menor, mas, se bem trabalhado, o retorno pode ser enorme”.

É muito importante diferenciar aplicativos para Smartphones de sites mobiles. Um aplicativo fica embarcado no celular e utiliza recursos do telefone, como localização GPS, por exemplo, e pode ser muito pesado e conter muito mais recursos interativos, como vídeos e fotos, que um site normal. Já um site mobile não, a ideia é justamente o contrário, disponibilizar apenas o necessário para uma pessoa que busca informação do seu celular.

Segundo Júlio, na Agência existem clientes que necessitam de desenvolvimento de aplicativos para todas as plataformas, outros, somente para o Iphone/Ipad, e é isso que determina o rumo para cada projeto. “Buscamos sempre focar no que cada cliente precisa, no retorno que terá com aquilo, na real necessidade do consumidor dessa marca e em como impactá-lo. Em muitos casos o cliente não sabe que existem alternativas para atingir uma quantidade maior de público”, diz Júlio.

Para exemplificar, Júlio cita um case da Agência: o Lapa 40 Graus. “Ele nos procurou para desenvolver um site interativo, moderno, com uma navegação diferenciada e que mantivesse o seu público sempre informado da programação da casa. A primeira solução da equipe foi criar um site em flash, todo ilustrado e super bacana. Mas como poderíamos nos ater somente a essa solução se uma parte da audiência da casa tem um Iphone e provavelmente toma sua decisão na rua, via celular? O Iphone, por exemplo, não executa um site em flash e, sendo assim, como em muitos casos de sites nesse segmento, o consumidor não teria como saber o que aconteceria na casa e o Lapa perderia um cliente nessa noite. A solução encontrada foi criar uma versão mobile do site, possibilitando ao usuário do Lapa 40 Graus o acesso a partir de um dispositivo móvel, seja ele qual for, direcionando-o para uma versão resumida, objetiva e mais leve do site, onde em poucos cliques encontra tudo o que procura”, contempla Júlio.

Com essa ideia da Agência, a audiência que tem crescido muito no site do cliente e tem proporcionado resultados interessantíssimos.

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