Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2010 - 11:11

Árvores que falam no Norteshopping


Terceira edição do Projeto NorteShopping Consciente em parceria com o Geenpeace apresenta a exposição Árvores Que Falam, de 15 de setembro a 3 de outubro, no Pátio NorteShopping, com entrada gratuita. O tema Desmatamento no Brasil (em comemoração ao Dia da Árvore, que é celebrado em 21 de setembro).

Atrações: 1) No Pátio NorteShopping, será erguida uma árvore de quatro metros de altura e copa de nove metros de diâmetro, em um ambiente cheio de arbustos, flores e pontes. No tronco, de 1,5 metros de diâmetro, um ator vai conversar com as crianças, por meio de uma câmera, dando a impressão de que é a árvore que fala com as crianças, mexe as sobrancelhas e pisca os olhos, em uma interação lúdica e divertida.

2) Além da árvore, os voluntários do Greenpeace farão exposições de vídeos de educação ambiental, para adultos e crianças, dentro de um iglu gigante, de quatro metros de altura e seis metros de diâmetro.

3) Outros voluntários do Greenpeace atenderão o público no 2º piso do NorteShopping, em frente à loja Siberian, onde será montada uma exposição, com paineis de 1,8 m de altura e 1,4 m de largura, para exibição de fotografias de áreas desmatadas da Amazônia, tragédias ambientais provocadas pelo homem e instruções de preservação do ecossistema. Na exposição de fotografias, serão feitas inscrições dos visitantes que desejarem se tornar colaboradores do Greenpeace.

4) Alguns atores vestidos de árvores farão a convocação do público pelos corredores do shopping, na chamada Passeata Das Árvores

A exposição abrirá das 13h às 21h, de segunda a sexta-feira. No sábado, o evento funcionará das 10h às 22h. Já no domingo, a criançada poderá curtir as atrações entre 12h e 20h, com entrada será gratuita.

Os resultados do projeto -inaugurado em junho de 2008, o projeto NorteShopping Consciente é uma ação pioneira no setor de shoppings do Rio de Janeiro, que tem como objetivos reduzir os impactos ambientais produzidos pelas atividades do empreendimento e ajudar na conscientização dos clientes.

Entre as ações empreendidas pelo projeto, estão a co-geração de energia e o uso de lâmpadas fluorescentes nos estacionamentos, que juntos, desde o início do projeto, já economizaram cerca de 4 milhões de MWh, energia suficiente para iluminar 14 mil residências em 1 ano.

Outra ação do projeto NorteShopping Consciente é a reutilização de água da chuva no chafariz do Pátio e o tratamento de efluentes, com a reutilização da água que seria despejada no esgoto em torres de resfriamento e no sistema de ar condicionado, o que já economizou, desde 2008, cerca de 100 milhões de litros de água, o equivalente ao consumo de um edifício de 48 apartamentos em 1 ano.

O NorteShopping realiza ainda coleta seletiva nas lojas e nas praças de alimentação. Desde 2008, mais de 2 mil toneladas de material reciclável, entre papel, plástico, metal e vidro, foram recolhidos. Todo o óleo de cozinha utilizado nos restaurantes é reciclado e transformado em sabão. Além disso, todo o material de limpeza e higiene é biodegradável.

O shopping realiza também ações de conscientização ambiental voltadas para os clientes, com promotores ambientais. Outras informações podem ser obtidas pelo site [www.norteshopping.com.br].

Dados da Abrasce - Segundo a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), atualmente, existem 397 shoppings em todo o Brasil, que geram cerca de 760 mil empregos, diretos e indiretos. Deste total de empreendimentos, 48 estão no estado do Rio de Janeiro e 29, na capital fluminense. A previsão é de que, em 2010, sejam inaugurados mais 14 shoppings em todo o Brasil. Já para 2011, a expectativa é de que outros 29 sejam abertos, o que torna ainda mais urgente a necessidade de implementação de projetos de sustentabilidade, como o NorteShopping Consciente.

O histórico - Na primeira edição do projeto NorteShopping Consciente, realizada em 2008, também com a parceria do Greenpeace, o público sentiu na pele os efeitos das mudanças climáticas e da poluição do ar, ao passar por um túnel que provocava diversas sensações em toda a extensão.

Na segunda edição, em 2009, ainda em parceria com o Greenpeace, o projeto NorteShopping Consciente lembrou a importância da preservação dos oceanos, ocasião em que uma enorme baleia jubarte foi inflada no Pátio do NorteShopping.

O Greenpeace é uma das mais importantes organizações internacionais que promove ações de preservação do meio ambiente. No Brasil, o primeiro movimento foi realizado em Angra dos Reis, durante a Eco-92. [ www.greenpeace.org/brasil].

Perfil - A BRMALLS é a maior empresa integrada de shopping centers do Brasil, com participação em 35 shoppings, que totalizam 1.035 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e 467 mil m² de ABL próprio. A BRMALLS é a única empresa nacional de shopping centers com presença em todas as cinco regiões do Brasil, atendendo aos consumidores de todas as diferentes classes sociais no país.

Entre os principais shoppings do portfólio estão o NorteShopping, maior centro de compras do Estado do Rio, o Plaza Shopping, maior shopping de Niterói e o Fashion Mall, referência em alto luxo na cidade do Rio. Em São Paulo, possui, entre outros, participação no Shopping Villa Lobos, Shopping Tamboré e Shopping Santa Cruz.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira