Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2010 - 11:20

Feng Shui: orientações para a escolha das cores para os quartos

Mestre I Ming, da Sociedade Feng Shui, responsável pelo projeto de harmonização ambiental do Residência Sustentável, e a consultora de Feng Shui da Suvinil orientam sobre a influência das cores nos quartos.

Crianças -As crianças, de maneira geral, são muito criativas e por este motivo necessitam de estímulos externos que potencializam e ativam o raciocínio. Desta forma as paredes do quarto, com as cores certas, são a forma mais simples de se conseguir este objetivo.

Recomenda-se cautela com as cores a serem utilizadas, pois as classificadas como quentes ( tons de laranja, de vermelho e de amarelo), podem potencializar a irritabilidade e a agitação de crianças nervosas. Entretanto, a cor avermelhada ativa o estudo, pela teoria dos Cinco Elementos. Uma pequena faixa é propícia para crianças melhorarem o rendimento escolar.

Já a cor azul, ao contrário, acalma e faz com que os pequenos tenham um sono mais tranquilo. Lembrando-se que o azul pode levar a introspecção de crianças que já tenham uma predisposição.

Utilizando-se em conjunto os tons pastéis, pode-se deixar o quarto em harmonia sem que fique triste ou sombrio. Isto porque as cores pasteis significam “Confiança e Fé” pela teoria de Cinco Elementos, originado do complexo Feng Shui.

Não se deve suprimir esta criatividade e nem deixar o quarto todo riscado e com suas paredes sujas, pois para o Feng Shui a organização e a limpeza são primordiais e sendo assim, sugerem-se as cores da linha limpa fácil da Suvinil que podem ser : Raio de sol, Malva entre outras.

Casal - Quando se deseja esquentar uma relação, o vermelho (no Feng Shui, é cordial) e o rosa (no Feng Shui, é Fé.) são indicados. Mas, cuidado, pois as tonalidades fortes devem ser evitadas se um ou ambos forem agitados.

Como tonalidade de vermelho sugerida, Tomate seco ou o R111 são bem indicados. Procure aplicar em uma das paredes do quarto deixando o ambiente charmoso e sedutor.

Dois tons de rosa são interessantes: o C 106 ou B 107 que podem ser utilizados em todas as paredes ou em apenas uma delas.

Adolescentes - É uma turminha difícil de se agradar e portanto a recomendação são as cores marcantes associadas aos tons pastéis (no Feng Shui, é confiança.), isto não implicará no comprometimento da harmonia do ambiente. Lembre-se de discutir e dar opções de escolha a eles, pois a característica de cada adolescente deverá ser levada em consideração.

Os tons de roxo R096,P085,E092 (no Feng Shui, apreendizado), verde limão (amor, no Feng Shui), tonalidades C050,E043; preto, pink ( sabedoria), tons E102,Z022, azul marinho (flexibilidade), opções P076, P 081 e laranja (vontade), P 126,E128, normalmente são as mais escolhidas.

Imagine se a escolha for o preto ou o roxo. É assustador não? Não se desespere, pois é possível tornar o quarto mais atraente e bonito utilizando uma associação de cores e efeitos, como por exemplo, arabescos, faixas ou desenhos com um tom mais claro nas paredes.

Sempre que possível aplique o ba-guá para se determinar os seus desejos e a intenção de cada ambiente. Tenha em mente que este instrumento é muito importante para a filosofia Feng Shui, pois determina os pontos principais que deverão ser trabalhados.

Produtos com baixa toxidade - Além do cuidado com a escolha das cores, deve-se também pensar na saúde da família, optando por tintas com baixa toxidade. Prefira produtos com o Selo SustentaX de Garantia de Qualidade e Sustentabilidade. No site www.SeloSustentaX.com.br estão disponíveis a relação de tintas e também tabela com os limites de emissão de compostos orgânicos voláteis, substâncias que prejudicam a saúde, provocando alergias respiratórias, entre outros males.

Residência Sustentável - O propósito do projeto Residência Sustentável é contribuir para a disseminação do tema sustentabilidade de forma prática em um nível em que as pessoas poderão identificar maior interação com as ações que serão desenvolvidas e que poderão ser adaptadas e replicadas no seu dia-a-dia.

Até agora, o público em geral tem confundido sustentabilidade com ecologia. Ecologia está ligada ao foco exclusivamente de preservação ambiental enquanto que a sustentabilidade requer que haja um equilíbrio entre o retorno financeiro e a minimização dos impactos socioambientais, incluindo a saúde das pessoas.

Nesse campo da sustentabilidade em edificações muito se tem falado dos prédios comerciais que têm recebido certificações, deixando o público sem compreender como a sustentabilidade pode fazer parte de seus projetos de reformas, arquitetura de interiores e decoração.

Assim, as grandes novidades deste projeto são demonstrar que: 1) Para incorporar sustentabilidade em sua casa não é necessário criar um “efeito floresta” com excesso de plantas, montar ambientes rústicos (tipo “salon de faroeste”), ter uma decoração primitiva com tocos de madeira e que, ao mesmo tempo, não há a menor necessidade de se abrir mão de conforto e de beleza | 2) Já temos hoje em nosso país profissionais de todas as áreas (arquitetura, elétrica, hidráulica, paisagismo, harmonização ambiental…) capazes de conceber e implantar projetos Residenciais Sustentáveis | 3) Já temos produtos de qualidade, que são produzidos e distribuídos com responsabilidade socioambiental e que, importante, apresentam índices de toxidade abaixo dos limites impostos pelas normas internacionais | 4) É possível conciliar Feng Shui com sustentabilidade.

Resumindo: o projeto Residência Sustentável é um inédito trabalho conjunto de todos os profissionais e empresas participantes no sentido de desmistificar o conceito de sustentabilidade aplicado à moradias demonstrando, passo-a-passo, como é plenamente possível se reformar e decorar um apartamento, seguindo critérios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente.

Site: www.residenciasustentavel.com.br | Blog: http://appcasa.abril.com.br/blogs/residencia-sustentavel \ Twitter: www.twitter.com/casasustenta

São patrocinadores neste projeto - Profissionais: Cilene Monteiro Lupi Studio (Arquiteta), Casa de Projetos Arquitetura e Design (Paisagismo), LFB Engenharia (Climatização), Giacometti Projetos (Elétrica e Hidráulica), Marbie Systems (Automação Residencial), PROASSP Assessoria (Impermeabilização), Sociedade Feng Shui (Harmonização ambiental – Feng Shui), Sinnen (Instalação Elétrica e Hidráulica) e SustentaX (Sustentabilidade).

Fabricantes: 3M, BambooFloor, Claudia Araújo Tecelagem Manual, Deca, Ecotelhado, Eucafloor, Finder, Henkel, Huffix, iHome, Interfloor, JRJ Tecidos, Lady Revestimentos, Nas Design, Pensativo Comunicação, Neocontrol, Masterpol, Pado, Penha Vidros, Pisoleve, Sends, Seivarte, Solatube, Soletrol, Suvinil, Uniflex e Werden.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira