Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2010 - 11:20

3ª Jornada de Segurança na Construção Civil

Preocupada com o alto número de acidentes causados pela falta de informação, Casa do Construtor promove evento para disseminar cultura da prevenção na atividade

São Paulo – Com o objetivo de reduzir os elevados índices de acidentes no segmento da construção civil, a Casa do Construtor – rede com 75 unidades em dez estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – realiza, no próximo dia 23 de setembro, a 3ª Jornada de Segurança na Construção Civil.

Por acreditar que os clientes são extensão da empresa, a Casa do Construtor adota o tema da segurança como diferencial competitivo de mercado, sendo a primeira do ramo de locação a realizar esse tipo de evento. “Clientes são nossos parceiros e, dessa forma, devem desfrutar de informações privilegiadas, inclusive no que diz respeito à utilização – de maneira correta – de equipamentos que atendam 100% às normas de segurança vigentes”, explica um dos franqueadores, o engenheiro civil Expedito Arena.

A rede realiza, regularmente, jornadas e palestras que abordam a segurança nas obras e nos equipamentos. Participam de seus eventos, além de técnicos e engenheiros de segurança, pessoas ligadas ao Ministério do Trabalho e aos sindicatos do setor. Na avaliação de Expedito Arena, a realização de eventos de segurança nas principais cidades do país é um projeto de cidadania corporativa, por garantir o cumprimento de tarefas com rapidez, segurança e economia. “Todos podem – e devem - colaborar para melhorar as condições e o ambiente de trabalho na construção civil”, analisa.

A Casa do Construtor só trabalha com fornecedores homologados, e por isso nunca registrou acidentes em razão do uso dos equipamentos que oferece. Inclusive, seguindo uma tradição, durante o evento serão apresentadas novidades em equipamentos que tem diferenciais de segurança. “Este ano, vamos divulgar em primeira mão um motor universal elétrico, desenvolvido por empresa brasileira, para mangotes de vibrador ”, conta Arena.

Mercado x acidentes – Os indicadores oficiais da economia nacional projetam o crescimento da construção civil no país, ao mesmo tempo em que prognosticam dificuldades de se contratar mão de obra especializada e, mais ainda, de suprir a demanda por máquinas e equipamentos diante de uma oferta de produtos insuficiente.

O Brasil registra anualmente, em média, 23 mil acidentes de trabalho na construção civil. De acordo com o Ministério do Trabalho, o segmento ocupa a quinta posição entre os diversos setores. O engenheiro Expedito Arena vê como principais causas: falta de mão de obra especializada; falta de conscientização quanto à necessidade de utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs); falta de informações quanto às normas e condições de meio ambiente do trabalho na indústria da construção civil.

A 3ª Jornada de Segurança na Construção Civil procura contribuir para a correção dessas deficiências, tendo como objetivos principais: 1) Desenvolver a conscientização da necessidade do uso de máquinas e equipamentos que atendam às Normas Regulamentadoras | 2) Melhorar a qualidade dos serviços prestados em canteiros de obras | 3) Minimizar os acidentes de trabalho no segmento.

O evento – Engenheiros e técnicos clientes da rede, além de pessoas interessadas no tema, são o público-alvo da 3ª Jornada de Segurança na Construção Civil, que dá direito a certificado de participação. As vagas são limitadas, por isso é necessário se inscrever o quanto antes em uma das lojas da rede. Confira os temas e palestrantes da 3ª Jornada de Segurança da Construção Civil: . Prevenção de Acidentes de Trabalho em Altura – Eng. Gianfranco Pampalon – Aborda colocação de proteção de periferia em prédios com alvenaria estrutural, recomendando um novo produto como forma simples de execução da obra com segurança, 100% dentro da norma e com redução de mão de obra e custos.

. O Impacto do Fator Acidentário de Prevenção (FAP) – Eng. Antonio Carlos Vendrame – O palestrante orientará as empresas a seguir algumas regras para reduzir custos com a aplicação do dispositivo, que entrou em vigor em janeiro e pode impactar em até 6% a folha de pagamento.

. Percepção de Riscos – Eng. Armando Campos – Chama a atenção para a importância da capacidade de conhecer e administrar os perigos a que uma pessoa está exposta em seu local de trabalho, especificamente nos canteiros de obra;

. EPC – Desenvolvimento de Novos Equipamentos – Eng. Camilo Penteado de Oliveira, da Scanmetal Soluções Construtivas – Tratará dos novos Equipamentos de Proteção Coletiva que garantem mais segurança na execução de obras e reformas na construção civil.

III Jornada de Segurança na Construção Civil -Público-alvo: consumidor final da rede, dia 23 de setembro (quinta-feira), das 9 às 16h30, Quality Resort Convention Center Itupeva – Rodovia dos Bandeirantes, km 72 (em frente ao Hopi Hari). Vagas limitadas. Informações: nas lojas da rede – procure a mais próxima no site www.casadoconstrutor.com.br

Perfil- A Casa do Construtor – rede com 75 unidades em dez estados brasileiros no ramo de locação de equipamentos para a construção civil – está no mercado há 17 anos. Para o franqueador Altino Cristofoletti Júnior, “é animador ver que a construção civil no Brasil está num bom momento. E, apesar de atendermos o varejo, esse crescimento se reflete em nossa rede”.

Numa unidade da Casa do Construtor, profissionais que atuam na construção civil, construtoras e pessoas comuns que estejam executando uma reforma em sua casa, por exemplo, podem locar equipamentos de pequeno e médio porte – ferramentas elétricas, rompedores; compactadores, betoneiras, painéis e acessórios para andaimes etc. “O grande diferencial, além de preço e comodidade, é que todos os equipamentos obedecem às normas de segurança e são adquiridos de fornecedores homologados. Oferecem segurança, economia e rapidez para quem os usa”, reforça o também franqueador, Expedito Arena. “Eles saem da loja revisados e o locatário recebe todas as instruções de como manuseá-los”.

O investimento médio para a abertura de uma unidade da Casa do Construtor é de R$ 450 mil (sem ponto comercial). Segundo o franqueador Altino Cristofoletti, que recomenda a abertura de franquias em localidades com mais de 100 mil habitantes, o negócio é bastante rentável, mas requer dedicação do franqueado. “E nós, da franqueadora, também fazemos muito investimento em prol da rede”.

Os franqueados contam com apoio e consultoria técnica da franqueadora; software de gerenciamento, Central de Compras e a Universidade Casa do Construtor – que, continuamente, elabora programas de treinamento para toda a rede, inclusive em parceria com fornecedores. “Mantemos, ainda, uma auditoria constante, feita pela Bureau Veritas, que checa como a rede caminha nos âmbitos da Qualidade, Saúde e Segurança, Responsabilidade Social e Ambiental”, ilustra Cristofoletti. “Boas práticas administrativas e operacionais fazem parte dos nossos valores”, completa Arena. [www.casadoconstrutor.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira