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21/09/2010 - 11:43

Secretárias: multifuncionalidade nas empresas

Cada vez mais valorizada e indispensável dentro das organizações, as secretárias comemoram o dia de sua profissão no dia 30 de setembro, aniversário da primeira mulher a datilografar em público, Lilias Sholes. De origem pouco conhecida, alguns historiadores afirmam que a primeira pessoa a desempenhar funções tradicionais de secretária foi a assessora do imperador francês Napoleão Bonaparte.

Apesar das incertezas quanto às ascendências do ofício, uma coisa é certa: as secretárias sempre tiveram participação importante nos serviços empresariais, desempenhando um papel estratégico dentro das organizações. Estima-se que hoje, no Brasil, temos quase dois milhões de profissionais de secretariado atuando em diversos segmentos, de acordo com a Federação Nacional das Secretárias e Secretários.

Comparado ao que acontecia no passado, o profissional da área de secretariado participa cada vez mais das decisões da empresa. Sua importância na estrutura interna das organizações vem crescendo, fortalecendo a função e ampliando suas competências e áreas de atuação, incluindo cada vez mais a gestão autônoma de tarefas, o aumento das responsabilidades, a liderança de situações, o exercício das tomadas de decisões e a administração de conflitos.

Por isso, é interessante ressaltar a importância, para esta função, de conhecer a realidade da corporação, ter claros os seus objetivos gerais, os produtos, a visão e os valores. Agregar tal conhecimento auxilia a se ter compreensão, ética e clareza nas próprias ações para atingir os objetivos específicos da função, a ter uma comunicação eficaz e uma gestão adequada das informações, incluído uma função de “ponte” entre os executivos e os funcionários.

Nos dias de hoje, nos quais precisamos lidar com permanentes mudanças e incertezas, torna–se necessário para essa profissional o desenvolvimento de competências emocionais para suportar pressões, e ter equilíbrio para conduzir as mais diferentes situações com maestria e ética, muitas vezes sendo ouvinte, confidente e conselheira. É por esse e outros diversos motivos que ofereço os meus mais sinceros parabéns e admiração às pessoas desta bela e essencial profissão, indispensável em toda e qualquer organização.

. Por: Eduardo Shinyashiki, escritor, palestrante, consultor organizacional e especialista em desenvolvimento das Competências de Liderança e Preparação de Equipes. Presidente da Sociedade Cre Ser Treinamentos. Colabora periodicamente com artigos para revistas e jornais. Autor dos livros: Viva como Você Quer Viver e A Vida é Um Milagre, Editora Gente, disponíveis em AudioLivro pela Editora Nossa Cultura. | www.edushin.com.br

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