Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2010 - 10:04

Gilmar Piolla recebe título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu

O superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, recebe no dia 22 de setembro (quarta-feira), o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu. A solenidade está marcada para as 19h30, na Câmara Municipal. A indicação foi feita pelo vereador Luiz Queiroga como um reconhecimento à atuação de Piolla em diversas campanhas para melhorar a imagem da cidade e mudar o perfil do turista que visita cada vez mais o Destino Iguaçu. “Piolla foi fundamental para unir o trade e dar um caráter mais profissional ao turismo. Havia um certo amadorismo para administrar o setor. Com Piolla, isso mudou”, enfatiza Queiroga.

Paranaense de Dois Vizinhos, Piolla é formado em Jornalismo pela PUC-PR, e especializou-se em assessoria de imprensa e na exploração de mídias espontâneas. Na Itaipu, integrou todas as áreas de comunicação da empresa – assessoria de imprensa, comunicação interna, gestão de conteúdo da internet e intranet, relações públicas e eventos, marketing e publicidade, imagem institucional, ações de patrocínio, visitas institucionais e visitas turísticas.

Piolla é responsável pela maioria das campanhas de divulgação e marketing do Destino Iguaçu, que estão mudando a imagem da cidade no Brasil e no exterior. Entre as principais campanhas está a que classificou as Cataratas do Iguaçu para a grande final do concurso mundial que vai eleger em 11 de novembro de 2011 as sete maravilhas da natureza.

Ele coordenou, ainda, a campanha de reposicionamento de imagem do Destino Iguaçu, conhecido como Foz do Iguaçu, Destino do Mundo. Esteve à frente da campanha Temporada Boa em Foz, para estimular o fluxo turístico na baixa temporada e a ocupação na hotelaria. É um dos articuladores do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, o Fundo Iguaçu, e do Festival de Turismo das Cataratas. Agora, é um dos coordenadores do projeto Natal das Cataratas, que integra entidades de todos os setores do turismo, comércio, indústria e serviços.

“É um orgulho receber esse título, pois esse reconhecimento público, a mim e a Itaipu, demonstra que estamos no caminho certo e nos motiva a seguir adiante”, afirma Piolla. “Isso não seria possível se eu não tivesse o apoio e a confiança da Diretoria e de todos os colegas da Itaipu”, complementa.

Nesses três anos em que Itaipu participa da gestão integrada do turismo, o número de visitantes vem crescendo consideravelmente. Este ano, o Parque Nacional do Iguaçu deve bater novo recorde histórico de visitação. A meta é ultrapassar 1,3 milhão de turistas pelo lado brasileiro das Cataratas. Já o Aeroporto Internacional das Cataratas deve registrar crescimento de mais de 60%, três vezes mais que a média nacional. “Mas o que mais melhorou foi a qualidade dos turistas. Se antes éramos conhecidos como um destino ligado ao contrabando, agora somos um destino turístico de lazer e de eventos”, afirma Piolla.

Repercussão - Autoridades e integrantes do trade turístico enfatizam a importância da atuação de Piolla para Foz do Iguaçu. Para Felipe González, secretário municipal de Turismo, “Gilmar Piolla se tornou pessoa chave no desenvolvimento da estratégia de marketing e gestão integrada do turismo denominada Foz do Iguaçu Destino do Mundo. Contribuiu para que o destino Foz do Iguaçu fosse evidenciado no mercado nacional e internacional. Os resultados são visíveis e palpáveis. O destino agradece; e que essa parceria entre setor público e privado se perpetue.”

Enio Eidt, vice-presidente do Iguassu Convention, concorda. “Ao conceder ao Piolla esse título, a cidade está fazendo justiça a um trabalho nobre, que tem por objetivo, além da união de todos os setores, contribuir para a geração de novos empregos através do trabalho coletivo. O Piolla é um cidadão que chegou para fazer a diferença; é um homem de boa vontade, que de forma diligente procura o crescimento sustentável, o caminho da prosperidade e da felicidade dos cidadãos.”

“O Piolla não é iguaçuense e não era do trade turístico. Porém, a partir do momento em que Samek o colocou em contato conosco, ele vestiu a camisa da cidade, entendeu a necessidade do trabalho que deveria ser feito. Ele merece todo o nosso respeito, e esse título é mais do que merecido pelo que ele fez nesses três anos trabalhando pelo desenvolvimento da região”, afirma Camilo Rorato, presidente do Iguassu Convention & Visitors Bureau.

Paulo Angeli, ex-presidente do Conselho Municipal de Turismo, elogia a nomeação. “Com a entrada da Itaipu nas ações pelo desenvolvimento do turismo, na pessoa do Piolla, houve uma reviravolta. As ações passaram a ter mais profissionalismo, Foz recebeu vários prêmios do Ministério do Turismo e passou a ser citada em grandes veículos de comunicação internacionais. Foz passou a ser um destino cobiçado pelo mundo. O ingresso da Itaipu foi extremamente benéfico à cidade e a designação do Piolla como gestor foi extremamente feliz.”

“Quando o Piolla foi ‘contaminado’ pelo vírus do turismo, começou um processo de transformação na cidade. Hoje ele vive, respira turismo, e a cidade já o reconhece como uma liderança inconteste na área, com uma percepção sobre o turismo tão precisa quanto a de qualquer líder. Ele identifica com clareza as dificuldades e traz as soluções. Essa homenagem, não é de um grupo, de uma pessoa; a aceitação é unânime, ele merece todas as homenagens possíveis”, enfatiza Jaime Nelson Nascimento, gerente do Complexo Turístico Itaipu.

“Como elo central do processo de gestão integrada do turismo, o Piolla atua no fortalecimento, fomento e incentivo a iniciativas, instituições e pessoas comprometidas com as inúmeras ações contempladas na cadeia produtiva do turismo. Da promoção e divulgação, crescendo e avançando também para a relevância estratégica da estruturação do Destino Turístico, com criatividade e ousadia, Piolla trabalha hoje com foco na imagem, sustentabilidade e competitividade do Destino Iguaçu”, diz Faisal Saleh, presidente executivo do Polo Iguassu.

Carlos Silva, do Sindhotéis, é da mesma opinião. “O Piolla, de forma simples e objetiva, conseguiu trazer todo o trade turístico de Foz para uma mesa de discussão com o mesmo propósito. Não foi fácil, é preciso muita habilidade para agregar tantos elementos, mas ele conseguiu, com muito objetivo e propósito, ajudar na reorganização do nosso turismo. Somos muito gratos por Itaipu por nos ‘emprestar’ essa pessoa muito dedicada, que tantas vezes deixou o particular de lado pela cidade. Ele é muito merecedor desse prêmio, por ter feito tanto, em tão pouco tempo.”

Para Joacir Araújo dos Santos, superintendente do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, a honraria é merecida. “O trabalho que ele realizou foi muito singular: ressuscitou a importância do turismo na cidade e alcançou resultados expressivos. Piolla ressuscitou uma indústria turística praticamente falida, por isso merece esse reconhecimento.” www.itaipu.gov.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira