Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

Reeleitos presidente do Conselho deliberativo estadual e diretoria executiva do Sebrae/RJ

O presidente do Sistema Fecomércio-RJ, Orlando Diniz, foi reeleito dia 21 de novembro, para mais um mandato de dois anos à frente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Estado do Rio de Janeiro). Na mesma ocasião, foram reconduzidos à Diretoria Executiva da entidade o superintendente Sergio Malta e os diretores Bento Gonçalves e Evandro Peçanha Alves para o biênio 2007/2008.

A eleição é realizada a cada dois anos pelos membros do Conselho Deliberativo Estadual (CDE), composto por 15 entidades representativas da indústria, do comércio, da agricultura e do setor de serviços; do poder público estadual e de entidades técnico-científicas e de fomento (veja lista abaixo). Esses conselheiros se reúnem mensalmente para avaliar as estratégias e diretrizes das ações desenvolvidas pela Diretoria Executiva do SEBRAE/RJ.

“O Sebrae/RJ pretende se consolidar como instrumento efetivo a serviço dos milhões de empreendedores fluminenses que, individual e coletivamente, ajudarão a tornar o Rio de Janeiro um lugar mais rico e mais justo para viver e prosperar”, disse o presidente reeleito do CDE, Orlando Diniz.

Para 2006/2007, os principais objetivos da gestão do Sebrae/RJ são atingir crescimento médio de 36% das metas físicas - número de empresários e empreendedores atendidos e eventos realizados; ampliar de 52 para 116 o número de projetos inseridos na Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados); aumentar a captação de recursos e geração de receitas e incrementar o atendimento em projetos coletivos, como os realizados em Arranjos Produtivos Locais (APLs) e Concentrações de Atividades Econômicas.

Balanço das atividades - A gestão 2005/2006 foi marcada pelo desenvolvimento e consolidação dos projetos enquadrados na metodologia Geor (Gestão Estratégica Orientada para Resultados): em março de 2005, havia apenas um projeto; em novembro de 2006, já são 52. A grande vantagem da metodologia é permitir maior interação entre os parceiros e mais transparência na utilização dos recursos em projetos com foco na geração de emprego e renda. Atualmente, mais de 4 mil micro e pequenas empresas (MPEs) de setores econômicos prioritários ao desenvolvimento econômico do Estado do Rio de Janeiro já são beneficiadas pelos projetos Geor.

Outro destaque da gestão agora reeleita foi a atuação na área de políticas públicas que visam à criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento das MPEs, especialmente a partir da implantação do Programa de Desenvolvimento de Líderes Públicos, o Lidera Rio. A mobilização de lideranças empresariais e políticas para a aprovação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, que passou recentemente pelo Senado e deve entrar em vigor a partir de julho de 2007, é outro exemplo deste empenho.

O Sebrae/RJ também tem buscado criar ferramentas para mensurar o crescimento do segmento das micro e pequenas empresas. Foi estabelecida uma rotina de pesquisas, com metodologia própria, desenvolvida com apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV), para se chegar à criação dos Indicadores das Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (IMPE). O IMPE, que será lançado no próximo dia 28, prevê a divulgação dos índices de Desempenho (mensal), Dinamismo (trimestral) e Confiança (trimestral).

Entre 2005 e 2006, a entidade realizou 464 mil atendimentos a micro e pequenas empresas e empreendedores. Foram realizadas também 5.748 consultorias; 2.269 cursos; 1.430 palestras; 288 seminários; 55 estudos e pesquisas e 38 rodadas de negócios.

A Rede de Atendimento passou por um processo de adequação aos novos desafios do Sistema Sebrae de promover uma “revolução”, ampliando de milhares para milhões o universo de beneficiados pelas ações da instituição.

Em apenas um ano, foram abertas 22 Agências de Desenvolvimento Municipais (ADMs), que têm como filosofia estreita parceria com poder público e entidades privadas, em busca da criação de um fórum de debates para o desenvolvimento das vocações econômicas de cada município.

Atualmente, a rede física do SEBRAE/RJ é composta por 63 unidades de atendimento, incluindo escritórios regionais, balcões microrregionais e agentes credenciados. Ainda este ano, serão inauguradas mais duas ADMs - em Casimiro de Abreu e em Cabo Frio. Além do atendimento presencial, o Sebrae/RJ dispõe do serviço de teleatendimento (0800-782020) e via online pelo site www.sebraerj.com.br .

Composição do CDE: Compõem o Conselho Deliberativo Estadual (CDE), cada qual com poder de voto, as seguintes entidades: ACRJ (Associação Comercial do Rio de Janeiro) | Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro S/A | Banco do Brasil | Caixa Econômica Federal | Cirj (Centro Industrial do Rio de Janeiro) | Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro) | Faerj (Federação da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro) | Fecomércio-RJ (Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro) | Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) | Flupeme (Federação Fluminense das Micro, Pequenas e Médias Empresas) | Fundação Bio-Rio | RedeTec (Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro) | Sebrae Nacional | SEDE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) | SNA (Sociedade Nacional de Agricultura).

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira