Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2010 - 11:16

Novo presidente da ALL fala de gestão e novos negócios

Em palestra para a Fundação Estudar, Paulo Basílio fala sobre cultura empresarial, logística e os desafios que enfrentará à frente da ALL .

“Há um mundo em torno dos trilhos”. É assim que Paulo Basílio, novo presidente presidente da ALL, maior companhia ferroviária da América Latina, analisa os desafios que a empresa tem pela frente nos próximos anos. Basílio, capixaba de 35 anos que está há dez na companhia, falou sobre carreira e negócios à comunidade de bolsistas da Fundação Estudar, instituição que apoia a formação de líderes por meio da educação, na última quinta-feira (16/09).

De acordo com ele, nesse momento a ALL busca, além da expansão da malha ferroviária, oportunidades de negócios no entorno dos trilhos. “Lá podemos montar projetos e também oferecer serviços”, explica o executivo. A estratégia já é bastante implementada nos Estados Unidos.

Sobre o novo desafio de gestão, apesar da cultura meritocrática da empresa, baseada em metas e incentivos, Basílio afirma que prioriza fazer os funcionários sentirem-se parte do processo produtivo e terem orgulho da empresa na qual trabalham. “Os grandes empresários que conheci pensavam primeiro no projeto. Ninguém acorda e pensa: ‘vou ganhar muito dinheiro’. E o orgulho só vem se o projeto dá resultado. Para isso sim temos uma cultura que prega a renumeração variável, a elaboração de metas e a integração de líderes”.

Basílio costuma ir a campo para ver de perto como anda o trabalho de seus funcionários. “Todo lugar tem hierarquia, a diferença é como você enxerga a hierarquia. Conversas informais com seus funcionários trazem maior liberdade para eles dizerem o que estão pensando, o que há de errado. É viajando nos vagões que descubro problemas que devo levar para o pessoal do escritório resolver”, explica. O maior contato com os funcionários, entretanto, é um constante desafio à gestão: “Um chefe tem que ser visto, antes de qualquer coisa, como alguém que segue as regras”, ressalta Basílio.

Investindo num setor complexo - Paulo Basílio assume o lugar de Bernardo Hees, bolsista da Estudar que esteve na presidência por sete anos e agora comandará a rede de fast food Burger King. Empolgado, contou como a antiga Ferrovia Sul Atlântico (fundada em 1997) virou ALL e os obstáculos que a empresa enfrentou para conseguir crescer e se tornar a maior companhia ferroviária da América Latina. “Quando compramos a Brasil Ferrovias, em 2006, tínhamos problemas em todos os setores. Em um mês, fizemos um orçamento e distribuímos metas para os poucos funcionários que tínhamos. Não foi fácil integrar a companhia à estrutura que tinhamos”, conta o empresário. “O Brasil passou 25 anos sem nenhum investimento em ferrovia, o que causou uma grande distorção na matriz de transporte. Nesse panorama, enxergamos uma oportunidade de investimento num ramo historicamente deficitário”, define ele.

Fundação Estudar - Com atividades iniciadas em 1991, a Fundação Estudar já contribuiu para o desenvolvimento de quase 500 carreiras. Sua missão é colaborar para o desenvolvimento do país por meio do incentivo à educação e formação de futuros líderes, capazes de implementar uma cultura de resultados, com sólidos princípios éticos em suas respectivas áreas de atuação. Em 19 anos de atuação, a Fundação investiu US$ 7 milhões em carreiras com o objetivo de causar impacto positivo no crescimento do Brasil.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira