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23/09/2010 - 10:44

Prorrogadas as inscrições para Prêmio Von Martius de Sustentabilidade 2010

Prazo para inscrição de projetos encerra-se no próximo dia 1º de outubro.

São Paulo – Empresas, ONG’s, instituições, indivíduos e governos ganharam mais alguns dias para inscrever projetos concorrentes ao Prêmio von Martius de Sustentabilidade. Os organizadores da 11ª edição do Prêmio acabam de prorrogar o prazo das inscrições e estão recebendo trabalhos até o dia 1º de outubro. Promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha desde 2000, o Prêmio contempla trabalhos de empresas, organizações não-governamentais, indivíduos, governos e instituições nacionais em três categorias: Humanidade, Natureza e Tecnologia. Podem concorrer projetos concluídos ou em andamento que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado ao conceito de desenvolvimento sustentável.

Os interessados podem acessar o portal www.premiovonmartius.com.br, que disponibiliza informações sobre o regulamento, inscrições e histórico da premiação. Desde a primeira edição do Prêmio von Martius até hoje, 1.630 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas três categorias, entre os quais 91 foram premiados e 13 receberam menção honrosa.

O Prêmio homenageia o emérito pesquisador alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius (1794-1868), cujo trabalho de pesquisa científica, durante viagem de quase três anos pelo Brasil, entre 1817 e 1820, contribuiu notavelmente para o conhecimento e a valorização do ambiente natural e cultural de nosso país.

Este é o único concurso de projetos ambientais do País que possui auditoria de procedimentos durante a escolha dos projetos e também na compensação de todo o gás carbônico despendido desde o início das atividades até o evento de entrega do prêmio. A ação é resultado da parceria entre a Câmara Brasil-Alemanha, a Atlântica Simbios (consultoria na área de serviços e meio ambiente responsável pela restauração de vegetação nativa), a BRTÜV (empresa especializada em certificação e qualificação de produtos e serviços) e a Green Consultants (empresa responsável pelo levantamento do cálculo do inventário de emissões).

Os candidatos vencedores serão informados individualmente e por escrito até o dia 3 de novembro de 2010 e os resultados serão divulgados a partir do dia 5 de novembro de 2010. A entrega da premiação será realizada durante um evento especial, dia 25 de novembro, em São Paulo.

Perfil- O Prêmio von Martius de Sustentabilidade reconhece projetos de todo o Brasil – concluídos ou em andamento – que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural alinhado com o conceito de desenvolvimento sustentável. Podem concorrer iniciativas de empresas, instituições públicas ou privadas, indivíduos e organizações não governamentais, associadas ou não à entidade promotora. Dividido em três categorias – Humanidade, Tecnologia e Natureza –, o Prêmio reúne mais de 1.630 projetos inscritos em dez anos.

Em sua 11ªedição, o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2010 conta com o patrocínio das empresas Henkel e Gráfica Bandeirantes, além de ter o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), do WWF-Brasil, do Centro de Competência Mercosul para Responsabilidade Social Empresarial, e do Grupo Sustentax – Engenharia de Sustentabilidade e Programa Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Varejo.

Perfil- A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK) é uma entidade que desenvolve um papel essencial no fomento das relações econômicas entre os dois países. Filiada à Confederação Alemã das Câmaras de Comércio e Indústria (DIHK), a Câmara Brasil-Alemanha atua como base para o fortalecimento e a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos para o Brasil, na ampliação do comércio bilateral e na cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.

No Brasil há 93 anos, a Câmara Brasil-Alemanha congrega 1.700 associados, entre empresas de capital ou know how alemão instaladas no Brasil e companhias brasileiras e alemãs voltadas ao comércio exterior, e conta com 220 funcionários atuando em 14 cidades brasileiras. Por meio da Câmara Brasil-Alemanha, os associados se beneficiam de uma rede de mais de 114 câmaras alemãs espalhadas em 81 países, além de 83 entidades do gênero na Alemanha. Em 2009, a Câmara Brasil-Alemanha trouxe para o Brasil 40 delegações empresariais e contou com a participação de 11 mil executivos em congressos, seminários e reuniões anuais.

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